Contando com um leque de oito prospetores agroalimentares dos mercados francês e sueco, as instalações do NERA, em Loulé, receberam, nos dias 26 e 27 de abril, 20 empresas algarvias e contabilizaram um total de 106 reuniões B2B. Tratou-se de uma Missão de Reconhecimento Internacional, desenvolvida no âmbito do Projeto Algarve Premium, em que o primeiro dia foi preenchido por reuniões B2B e o segundo com um itinerário de visitas in loco a produtos chave da região.
Os citrinos, frutos vermelhos, mel, compotas, sal e flor de sal, foram alguns dos produtos endógenos em evidência. Na componente da inovação, um destaque para a alfarroba, com tabletes, xaropes, pastas, até bebidas vegetais. Por fim, os vinhos do Algarve, cuja qualidade tem ganho maior relevância nos últimos anos. A meta foi a divulgação dos produtos, a promoção da marca «Algarve», o intercâmbio de contactos e a potenciação da internacionalização dos bem e serviços para novas superfícies na Europa.
O Projeto Algarve Premium tem como objetivo central promover a internacionalização de produtos de excelência da região do Algarve nos setores do Agroalimentar e Mar, Turismo Cultural e Criativo e Turismo Náutico, por forma a aumentar o seu reconhecimento, notoriedade e visibilidade internacional. O projeto é promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, pela Associação Turismo do Algarve e pela Região de Turismo do Algarve, e é cofinanciado pelo Programa Operacional Regional do Algarve CRESC Algarve 2020 | Portugal 2020.