O reconhecimento do sucesso da marca Apple é mundial e a sua estratégia de marketing foi o grande impulso que a tornou uma das empresas mais valiosas do mundo.
A Apple foi fundada em 1976 por dois estudantes universitários, Steve Jobs e Steve Wozniak, na garagem de uma casa em Los Altos, Califórnia. O seu primeiro produto lançado foi o computador Apple I, que era considerado extremamente avançado para a época e alcançou grande destaque. Ao longo dos anos, a empresa cresceu com base em dois pilares fundamentais – inovação e marketing –, que foram essenciais para seu sucesso.
O posicionamento da marca Apple é baseado em três características fundamentais: simplicidade, diversão e amizade. Isso faz com que ela seja amplamente reconhecida e altamente recomendada pelos seus clientes.
Uma das estratégias utilizadas pela Apple para demonstrar que seus produtos e soluções são distintos é criticar a grande complexidade dos concorrentes, transformando a marca em uma espécie de herói com superpoderes.
Além de vender hardware, essa marca oferece inspiração e motivação para que as pessoas possam mudar o mundo, como exemplificado em sua magnífica campanha lançada em 1984, intitulada «Think Different», que encoraja as pessoas a pensarem de forma única.
A Apple consegue comunicar seus valores de forma consistente e abrangente, seja entre seus colaboradores, no suporte ao cliente ou na qualidade de seus produtos e serviços, o que é fundamental para apresentar valores elevados.
A simplicidade no design está presente em todos os aspectos, indo além dos produtos e serviços. A comunicação, tanto visual quanto textual, é simples e de fácil compreensão.
Outro ponto importante são os lançamentos da Apple, que geram grandes expectativas, tanto antes quanto depois, uma vez que os produtos só se tornam disponíveis no mercado após algum tempo.
A Apple também se tornou uma marca de moda, fazendo com que seus clientes se sintam mais atraentes ao utilizarem seus produtos, assim como acontece ao vestir um casaco da Louis Vuitton ou Chanel.
O sucesso do marketing da Apple só é possível graças ao seu compromisso com a inovação. A empresa é uma das principais investidoras nessa área e foi classificada como a mais inovadora globalmente de acordo com um ranking criado pelo Boston Consulting Group em 2021.
Fábio Jesuíno é empresário
Crónica publicada em: