O Dia do Município de Albufeira foi marcado este ano pela solenidade, pela arte, pela ação social e por dois grandes concertos, culminando as celebrações num espetáculo piromusical. Após o Hastear das Bandeira ao som do Hino Nacional pela centenária Banda Musical e Recreio Popular de Paderne e Guarda de Honra pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, teve lugar a inauguração de uma réplica do brasão do concelho, em pedra de 2mx2m, feita por Orlando Sousa, mestre de cantaria de Ferreiras, assim como da instalação «Primavera» conceituada artista albufeirense Vanessa Barragão.


Depois, no Salão Nobre, realizou-se a Sessão Solene do Dia do Município, com a entrega de Medalhas de Bons Serviços Municipais de graus Bronze, Prata e Ouro aos trabalhadores do Município. “Neste dia tão rico de História não cruzo os braços nem desisto de uma Albufeira segura, com boas condições de vida para todos, com tranquilidade e com tempo para a vida, que é tão escassa. E quero tudo isto para os trabalhadores deste Município que não têm, geralmente, dias fáceis”, referiu o presidente da Câmara Municipal, José Carlos Rolo, no seu discurso.



Ao final da tarde procedeu-se à inauguração da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Creche de Olhos de Água, esta última que entrará em funcionamento já a partir do dia 1 de setembro. A Creche tem capacidade para 46 crianças, enquanto as restantes valências podem acolher um total de 132 utentes: 57 idosos (ERPI), 35 idosos (em Centro de Dia), mais 40 utentes do Serviço de Apoio Domiciliário. A gestão do espaço, cuja primeira pedra foi lançada a 28 de maio de 2020, fica a cargo da Santa Casa da Misericórdia de Albufeira, entidade com qual o Município assinou um protocolo para o efeito logo após a bênção das instalações pelo pároco de Albufeira e Olhos de Água, o Padre Flávio Martins.

Refira-se que apenas a Creche vai funcionar já em setembro, com vista a colmatar as necessidades mais prementes, prevendo-se que as restantes valências abram em janeiro de 2024, uma vez que ainda falta assinar o Acordo de Cooperação com a Segurança Social. Trata-se de um investimento do Município de Albufeira de cerca de 5 milhões e 800 mil euros, dos quais cerca de 1,5 milhões de euros foram comparticipado por fundos comunitários (CRESC Algarve 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER).

A infraestrutura possui uma volumetria de 3 mil e 880,72 metros quadrados, distribuídos por duas áreas distintas, uma destinada exclusivamente a Creche e outra ao Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos (ERPI), ambas com entradas independentes. O equipamento social dispõe ainda de uma área de 1.350 metros quadrados de área exterior, onde constam uma horta biológica, parques infantis e jardins de repouso. O projeto foi elaborado por Marco Caldeira e a construção ficou a cargo da empresa Telhabel – Construções SA.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em: