Castro Marim viveu, de 12 a 15 de agosto, as conhecidas festas religiosas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires e, apesar da Praça 1.º de Maio ser o palco de eleição do evento, a gradual exigência técnica dos espetáculos e de melhores condições de segurança levou a que este ano a autarquia castromarinense conduzisse as celebrações para a zona envolvente da Casa do Sal, zona nobre da vila, requalificada e inaugurada em março deste ano.

Apesar disso, na primeira noite, foi o Revelim de Santo António a acolher as celebrações, com um concerto da Banda Musical Castromarinense numa iniciativa da Junta de Freguesia de Castro Marim. A abertura da Feira de Artesanato e Etnografia aconteceu no dia 13 de agosto, com mais de 30 artesãos de diferentes artes e talentos, desde a latoaria, cestaria, renda de bilros, não esquecendo a gastronomia. A noite de domingo assistiu à Procissão das Velas desde a Igreja Matriz, assim como ao baile com o «Duo Reflexo» e ao espetáculo de dança das ARUTLA. Na segunda-feira, 14 de agosto, as celebrações continuaram com os «Acordeanima» e os «Adiafa».

Chegado o 15 de agosto, terça-feira, teve lugar o ex-libris das celebrações religiosas com a Procissão em Honra de Nossa Senhora dos Mártires, com centenas de pessoas numa expressiva manifestação de fé em honra da padroeira de Castro Marim. As celebrações religiosas começaram, às 17h30, com a Recitação do Terço, seguindo-se uma Missa Solene, pelas 18h. A Procissão saiu da Igreja Matriz pelas 19h. Neste último dia de festa houve baile com Ângelo Correia, seguido do concerto do cantor e compositor Fernando Daniel.

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Mártires têm a organização da Câmara Municipal de Castro Marim e da Paróquia de São Tiago e o apoio dos Clubes e Associações Locais.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: