Terminou da melhor forma possível a época desportiva 2022/2023 da APAGL – Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé, com a delegação algarvia de ginástica acrobática a participar, de 7 a 9 de julho, no Turin Acro CUP 2023, na Itália, e a trazer para casa três medalhas de ouro e oito de prata, com Beatriz Deodato/Leonor Agostinho/Matilde Figueiras e Lara Rodrigues/Kateryna Ilchyshyn/Núria Gil a conquistarem, respetivamente, o 1.º e 2.º lugares em Trio Feminino YOUTH, Lara Gonçalves/Carina Passarinho/Diana Agostinho a obterem o 2.º lugar em Trio Feminino AG1 e Helma Caetano/Mariana António a registarem também o 2.º lugar, mas em Par Feminino AG2. Um sentimento de alegria, orgulho e euforia que ainda estava bem visível, dias depois, no estágio de final de época que a APAGL levou a cabo no pavilhão da EB1 da Fonte Santa, e que reuniu cerca de oito dezenas de ginastas.
“A ida a Itália começou a ser preparada logo no início da temporada, estivemos presentes com oito pares/grupos e sete deles foram às finais”, disse a treinadora Lígia Silva, sorridente. “É esta experiência incrível que qualquer treinador sonha proporcionar às suas ginastas e justificou todas as dificuldades que tivemos que ultrapassar para conseguirmos ir à prova. Claro que todos os ginastas ambicionam um lugar no pódio, mas a nossa mensagem para eles, no dia-a-dia, é que deem o seu melhor e que saiam das provas realizados. As medalhas vêm por acréscimo, embora sejam uma parte importante do processo competitivo”, acrescenta Rita Nascimento.

Esta foi a primeira presença da APAGL nesta prestigiada prova internacional disputada em Itália, daí que não existiam grandes expetativas em termos de medalhas, o mais importante, era, de facto, a experiência, lembrou, por sua vez, Carina Rosa. “Não fazíamos ideia de qual o nível competitivo que íamos encontrar e ficamos muito felizes por constatar que aquilo que fazemos aqui no Algarve já é bastante bom”, afirmou a treinadora numa pequena pausa do estágio que estava a ter lugar em Quarteira. E se a classe de competição treina habitualmente em Loulé, existem mais três classes de formação em Almancil, Quarteira e Loulé. “Estamos aqui em modo de festa, todas juntas a fazer umas brincadeiras, mas já a experimentar algumas coisas a pensar na próxima época. Temos níveis muito diferentes e a ideia é que elas se conheçam melhor umas às outras fora do contexto de competição”, indicou Lígia Silva.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em: