De 18 a 27 de agosto, todos os caminhos foram dar à FATACIL23, em Lagoa, o maior evento a sul do Tejo que reúne no mesmo espaço tudo aquilo que as famílias necessitam para passarem momentos únicos, entre espetáculos musicais e equestres, gastronomia, animação de rua, artesanato, comércio e indústria, num recinto onde os visitantes podiam encontrar o que de melhor Lagoa, o Algarve e o país tem para oferecer. A 42.ª Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa contou com cerca de 80 mil metros quadrados de área, à volta de 700 expositores, centenas de pontos de interesse e a maior Fun Zone de sempre.
No ano em que Lagoa comemora os 250 anos da criação do concelho, foram várias as novidades que a FATACIL 2023 apresentou. O Palco Lagoa, na zona da restauração, teve uma maior dimensão e diversidade cultural, o Espaço Lounge dos Vinhos do Algarve foi ampliado e ofereceu uma maior comodidade e os concertos do palco foram transmitidos na zona da restauração. O espaço «Amar a Terra», onde é feita a promoção de produtos de excelência da Serra, Barrocal e Litoral do Algarve, teve também uma maior área e mais atividades e o espaço Fun Zone foi ampliado para dar resposta aos anseios dos mais jovens. Outra das novidades foi a recuperação da utilização de copos reutilizáveis, sob o tema «Mais vale o mesmo copo na mão do que uma dúzia no chão». Entre as novidades de 2023 constaram ainda uma parada diária, na abertura da feira, um ecrã com diretos do evento e um quiz show interativo na zona de restauração.
No que aos concertos diz respeito, a FATACIL 2023 trouxe a Lagoa Richie Campbell, Diogo Piçarra, Badoxa, Toy, Quim Barreiros, Chico da Tina, Miguel Araújo, Os Quatro e Meia, Bárbara Tinoco e Mariza com a Orquestra do Algarve, uma seleção eclética pensada para diferentes gerações e playlists. Com mais de 700 expositores, à música juntou-se o artesanato, a gastronomia e vinhos, o turismo, a agropecuária, o comércio e a indústria, numa oferta pensada para graúdos e também miúdos, que nesta edição incluiu o desfile «Animais à solta». E o Município de Lagoa voltou também a apostar de forma ambiciosa no programa equestre, apresentando nomes como Kevin Ferreira, Rafael Arcos, Miguel da Fonseca, Clemence Faivre, Bruno Cavalinhos, Patrícia Rocha, Francisco Cancella de Abreu, Salvador Pessanha, entre muitos mais. Um certame que foi inaugurado, no dia 18 de agosto, pela Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Veja a reportagem completa em: