Depois da pausa ditada pela pandemia, o Festival do Perceve regressou a Vila do Bispo, de 1 a 3 de setembro, atraindo ao concelho milhares de visitantes, nacionais e estrangeiros, desejosos de saborear uma das maiores iguarias gastronómicas da região algarvia, os perceves.


Dedicado aos sabores do mar, com o perceve à cabeça, este festival fez as delícias de todos os que apreciam petiscos como os mexilhões, burgaus, lapas, navalheiras, polvo, papas de xerém, moreia frita, entre outros. Além das especialidades da cozinha vila-bispense, o evento, que decorreu junto à E.B. 2,3 de São Vicente, em Vila do Bispo, contou também com uma zona de expositores de doces, produtos regionais, artesanato, entre outros.

A nona edição do certame foi organizada pela Câmara Municipal de Vila do Bispo, em parceria com a Associação dos Marisqueiros da Vila do Bispo e Costa Vicentina, e foi abrilhantada pela música de «A Kind of Queen – Tributo aos Queen», da Festa M80 e do grupo Adiafa. Um evento que este ano contou com a presença da Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, na inauguração oficial, a par de diversos autarcas algarvios, deputados da Assembleia da República e dirigentes de órgãos descentralizados do poder central.

Motivos de satisfação não faltaram, por isso, a Rute Silva, presidente da Câmara Municipal de Vila do Bispo, que recordou que o concelho é definido muito particularmente pela sua extrema geografia, recortada pela ímpar natureza geológica do Cabo de São Vicente, que fazem dele a «Capital do Perceve», resiliente crustáceo marinho que floresce nas poderosas arribas da Costa Vicentina, temperado pelo sol do Atlântico e pelo sol do Mediterrâneo. “Para muitos apreciadores desta nossa iguaria, o seu sabor, ímpar e delicado, revela-se como um autêntico «beijo do mar». A apanha do perceve na costa de Vila do Bispo é uma atividade de remota tradição e de elevada importância para a economia local, realidade bem documentada desde a Pré-história. Sabemos que há 35 mil anos já se apanhava e consumia perceve nesta extrema finisterra do sudoeste europeu”, declarou a autarca.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em: