O Cineteatro Louletano foi palco, nos dias 9 e 10 de setembro, de mais uma epopeia de boa-disposição, cor, movimento, música e teatro nonsense da responsabilidade do Teatro do Eléctrico de Ricardo Neves-Neves, com «Noite de Reis» a levar ao rubro as centenas de pessoas que esgotaram a sala de espetáculo nas duas sessões.
“Uma das comédias mais populares de William Shakespeare, «Noite de Reis» é um tesouro de ambivalência tragicómica no seu chiaroscuro constantemente revelado na própria escrita. Um retrato profundamente simples e cómico e por vezes profundo e existencial, personificado pelas trocas de identidade, disputas amorosas, constantes folias e partidas”, descreve o encenador quarteirense.

Na sua génese, «Noite de Reis» é uma comédia sobre o amor. No reino de Ilíria, o duque Orsino está apaixonado por Olívia, que não o ama. Uma jovem mulher, Violeta, chega a Ilíria levada pelo mar após um naufrágio. Ela tem um irmão gémeo, Sebastião, o qual ela acredita que morreu afogado no naufrágio. Violeta disfarça-se de homem, muda o seu nome para Cesário e encontra trabalho como mensageiro de Orsino. O trabalho de Violeta é mandar mensagens de amor de Orsino para Olívia, só que Olívia apaixona-se por Cesário (Violeta), achando que ela é um homem. Violeta, entretanto, apaixona-se por Orsino, mas não pode revelar o seu amor por ele, pois Orsino acha que ela é Cesário, um homem. Cria-se, assim, uma tempestade amorosa que tem tudo para acabar em tragédia, ou, quiçá, ter um final feliz.

Com Versão Dramatúrgica e Encenação de Ricardo Neves-Neves, a extraordinária interpretação está a cargo de Adriano Luz, António Ignês, Cristóvão Campos, Dennis Correia, Filipe Vargas, João Tempera, José Leite, Joaquim Nicolau, Manuel Marques, Marco Delgado, Rafael Gomes, Renato Godinho e Ruben Madureira. A Direção Musical é de Mrika Sefa, com música ao vivo pelo Ensemble constituído por Ana Cláudia Santos (Flauta), Eliana Lima (Trompa e Acordeão), Filipa Portela (Soprano e Alaúde), Helena Silva (Violino), Isabel Cruz Fernandes/Beatriz Ventura (Soprano), Juliana Campos (Fagote e Canto), Madalena Rato (Percussão), Mrika Sefa (Teclados), Rita Nunes/Nádia Anjos (saxofone), Sofia Gomes/Teresa Soares (Violoncelo) e Rita Carolina Silva (Mezzo).

«Noite de Reis» é uma coprodução do Teatro da Trindade INATEL, Teatro do Eléctrico, Cineteatro Louletano, Convento São Francisco e Culturproject, com apoios da Associação Mutualista Montepio, Antena 2, Fundação das Casas Fronteira e Alorna, Pecosita Pepito, Roca, Rumo do Fumo, Stannah, Super Soco e Watt- Electric Moving. O Teatro do Eléctrico é uma estrutura apoiada pela República Portuguesa – Cultura / Direcção Geral das Artes, pelo Cineteatro Louletano/Câmara Municipal de Loulé e pela Câmara Municipal de Lisboa / Polo Cultural Gaivotas | Boavista.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: