No âmbito das comemorações do Dia do Município, o Castelo de Silves foi palco, no dia 3 de setembro, do concerto que assinala os 20 anos de carreira de Reflect. Duas décadas depois da estreia de Pedro Pinto enquanto artista no palco da Fissul, Reflect regressou assim a Silves para um grande espetáculo em parceria com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, mas o compositor, músico e produtor de Armação de Pêra teve também a seu lado vários convidados especiais com quem partilhou músicas e sonhos destas duas décadas dedicadas ao Hip-Hop/Rap, nomeadamente, Dino d’Santiago, Aurea, RealPunch, Sina e João Paulo Cunha, assim como a bailarina e coreógrafa Laura Abel e as alunas da Emotion.

Foi através deste género musical que Pedro Pinto conquistou um espaço próprio que lhe tem permitido levar a bandeira de Armação de Pêra e do concelho de Silves muito para além de muralhas ou fronteiras. Reflect para a música, fundou a editora algarvia Kimahera em 2005. Estreou-se nas edições em 2008 com o álbum «Último Acto» e, em 2013, lançou o homónimo «Reflect». A convite da BBC, representou Portugal em 2014 ao som de «Mar e Maré». Publicou o livro póstumo «De mim para mim» com textos de Carolina Tendon e editou um disco em parceria com o escritor e diseur Napoleão Mira. Em 2017 lançou o single «Eu fico bem» e viu o seu «Barco de Papel» ser distinguido com o Prémio Melhor Música Algarve 2018 (Choque Frontal – Alvor FM).

A solo ou em parceria, Reflect já pisou alguns dos maiores palcos do país. A sua música vive de emoção que, não cabendo no Pedro, transborda em músicas que dá a conhecer ao mundo desde 2003. São 20 anos de histórias feitas músicas com sabor a Algarve que a Autarquia de Silves fez questão de reconhecer e homenagear através deste espetáculo integrado nas comemorações do Dia do Município e nas quais Pedro Pinto recebeu, inclusive, a Distinção Municipal – Prémio Música.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: