A localização em Loulé do «quartel-general», em termos nacionais, do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável motivou a vinda à cidade de Christopher Sainty, Embaixador do Reino Unido em Portugal, no dia 28 de setembro, no âmbito da passagem deste representante diplomático pelo Algarve.

Sendo um tema comum entre Portugal e o Reino Unido, a aposta na área do envelhecimento ativo e saudável ganha uma importância cada vez maior nas sociedades ocidentais numa altura em que a prioridade é «envelhecer bem». Por isso, Nuno Marques, coordenador nacional do Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável e diretor do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo (CCEA), teve a incumbência de apresentar um dos quatro novos centros protocolares do país do Instituto de Emprego e Formação Profissional, o único dedicado a este setor, que está precisamente sediado em Loulé.

Este Centro visa ajudar na definição e na implementação das políticas do envelhecimento, nomeadamente numa área-chave, a da capacitação e da formação dos profissionais que são cuidadores, assim como dos cuidadores informais. O Centro, localizado provisoriamente na Zona Industrial de Loulé, nasce de um acordo entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto da Segurança Social e ABC – Algarve Biomedical Center, e conta com a colaboração da Rede RePEnSA (que concentra os centros portugueses que têm reconhecimento europeu nesta área do envelhecimento).

Futuramente será construída uma sede, num terreno disponibilizado pelo Município de Loulé, onde serão coordenadas todas as atividades nacionais e internacionais relacionadas com esta matéria, no âmbito do Plano. O CCEA implica um investimento superior a 12 milhões de euros, incluindo mais de 6 milhões de euros em instalações e equipamentos para os próximos três anos, estando prevista a contratação de 56 recursos humanos qualificados para desenvolvimento das suas atividades.

Nuno Marques deu ainda a conhecer ao Embaixador britânico algumas diretrizes contempladas no Plano de Ação do Envelhecimento Ativo e Saudável, documento agregador de toda a política nacional e que está em fase final de aprovação em termos legislativos. Este será, de resto, o primeiro plano a nível europeu com medidas localizadas para esta área.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Leia a reportagem completa em: