O II Festival de Música de Câmara VilaNova vai ter lugar em Monchique, nos dias 3, 4 e 5 de novembro, na Igreja Matriz, com entrada livre, reunindo apaixonados pela música clássica, quer sejam intérpretes, quer sejam ouvintes.

Residem em Monchique músicos de elevada craveira, nomeadamente pianistas e violoncelistas que pretendem partilhar o seu conhecimento com a comunidade local e dinamizar hábitos de fruição deste tipo de música, em colaboração com outros artistas algarvios. Assim sendo, na abertura do Festival vão ser apresentadas peças criadas por compositores de Monchique, situação incomum em iniciativas do género.

Na primeira edição, em 2022, houve mais de mil participantes em três locais diferentes da vila, permitindo uma experiência de qualidade aos residentes e visitantes. Vai também realizar-se uma tarde musical em palco aberto para todos os que pretendam participar, sejam amadores, estudantes ou profissionais, em qualquer instrumento, desde que interpretem uma peça clássica. Para isso, basta inscrever-se por sms para o número 925130231, indicando o nome, o tipo de instrumento e o título da peça que vai interpretar.

Deste modo, no dia 3 de novembro, às 20h30, na Igreja Matriz de Monchique, acontece o concerto de música clássica contemporânea com obras de Svetlana Bakushina (piano) e Seibas Gamboa (violoncelo), tendo como convidada especial a soprano Michele Tomaz. No dia 4 de novembro, às 16h, na Igreja Matriz de Monchique, tem lugar um concerto de piano a quatro mãos, com os pianistas Jeferson Mello e Svetlana Bakushina. Depois, a 5 de novembro, à mesma hora e no mesmo local, realiza-se um concerto de viola de arco e piano com Elisabete Martins (Viola de Arco) e Luís Conceição (Piano). No dia 1 de dezembro, a partir das 15h, na Igreja Matriz de Monchique, decorre então a tarde musical em palco aberto.

A organização é da Junta de Freguesia de Monchique e conta com o apoio do Município e da Paróquia, estando a direção artística a cargo de Svetlana Bakushina.