Terminou, no dia 10 de novembro, mais uma edição da Rota do Petisco com a apresentação dos resultados e atribuição de prémios. O Município de Silves acolheu a festa de encerramento, na Casa da Cultura Islâmica e Mediterrânica, um verdadeiro momento de celebração do projeto que reuniu a organização, parceiros, estabelecimentos e petiscadores.


Em 2023, a Rota do Petisco decorreu entre 15 de setembro e 15 de outubro, em 176 estabelecimentos de 11 concelhos algarvios. Os petiscadores tinham ao seu dispor 150 petiscos, 26 doces, 14 pratos de autor pelas mãos de conceituados Chefs, 12 pratos de outros países e 15 petiscos vegetarianos na ementa principal, além de diversas opções vegetarianas oferecidas por muitos estabelecimentos. Em cada dia de Rota estima-se que foram vendidas cerca de 3 mil e 65 ementas e que cada estabelecimento terá vendido, em média, 18 «rotas» diariamente. No total foram vendidas 95 mil e 200 ementas, o que resulta num impacto económico direto para a região na ordem dos 353 mil e 30 euros.

Adicionalmente, através da venda dos Passaportes que garantem o acesso ao evento, foi possível angariar cerca de 12 mil e 500 euros a serem distribuídos por projetos sociais de instituições solidárias do Algarve. Em fevereiro do próximo ano, a Associação Teia D’Impulsos convida as seis instituições que se candidataram ao apoio da Rota Solidária a participar num Bootcamp de Empreendedorismo Social, que lhes dará as ferramentas necessárias para desenvolver melhor as suas ideias assim como a oportunidade de apresentar os seus projetos a um júri que designará o apoio monetário a conceder a cada um deles. As instituições candidatas à Rota Solidária são o Agrupamento de Escolas Eng. Nuno Mergulhão, Agrupamento de Escolas Poeta António Aleixo, Associação Em Contacto, CASA – Centro de Apoio ao Sem Abrigo, FIR – Fundação Irene Rolo e o GRATO – Grupo de Apoio aos Toxicodependentes.

Um dos momentos mais esperados foi a atribuição dos Prémios da Rota aos três estabelecimentos mais votados pelos petiscadores, nas redes sociais, para «Melhor Ementa» e a outros três pelo «Melhor Espírito» de bem receber os participantes do roteiro gastronómico. Na Melhor Ementa destacaram-se o Paladar Ibérico em Portimão, com Xerém do Mar acompanhado com Falso Gin Tónico do Chef Marcos Guedes; o Ceiceira Restaurant em Monchique com Carne de porco preto e waffle caseiro do Chef Gerard de Laure; e a Flor da Praça de Loulé, com cogumelos com alheira e ovo de codorniz. No Melhor Espírito, os vencedores foram Southwest Bistro de Lagos com Twisted Lagareiro do Chef Hugo Ferreira; o Vila Petra – Bucha Tapas & Wine Bar de Albufeira, com Brigadeiro de Camarão do Chef Hugo Martins; e o Bel Mondo de Portimão, com Risotto Tropical.

A organização decidiu ainda, pela primeira vez, premiar o «Melhor Chef» da Rota do Petisco e a estreia recaiu sobre o Chef Daniel Ski do KAMIZA Sushi Bar, em Loulé, que apresentou «Uma viagem pelo Japão» em forma de petisco. Por fim, os próprios petiscadores tiveram direito a muitos prémios. O Prémio Especial, com estadia e experiência de karts no Algarve Race Resort, foi atribuído ao slogan mais original para o evento; três prémios da Rota das Imagens para as fotografias mais criativas; e foram ainda sorteados um total de 84 prémios com o apoio de vários parceiros da Rota. “O nosso agradecimento aos municípios e aos estabelecimentos participantes por terem acreditado mais um ano neste projeto, aos petiscadores, pois sem eles também nada acontecia, e aos parceiros, todos eles com um papel especial. Uma palavra à Carby, um parceiro bastante importante pelo apoio na organização e logística, e ao Turismo do Algarve pela forma como nos ajudou a ganhar o Prémio Nacional em 2021”, disse, no final, o presidente da Associação Teia D’Impulsos, Luís Brito.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Teia D’Impulsos

Veja a reportagem completa em: