O Festival da Batata-Doce de Aljezur regressou para mais uma celebração dos sabores autênticos e da cultura local, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, no Espaço Multiusos de Aljezur, numa oportunidade única para mergulhar na rica herança da batata-doce típica da região.

Na zona de restauração, o visitante podia deliciar-se com uma incrível variedade de pratos, quer tradicionais, como mais inovadores, que homenagearam a batata-doce lira. Alguns chefs locais criaram as receitas mais saborosas e criativas tendo a batata-doce como ingrediente principal, ao passo que os artesãos locais apresentaram os seus trabalhos exclusivos. Desde cerâmica, ao vestuário ou joias, foram muitos os produtos artesanais que deram ainda mais cor ao espaço nesta iniciativa de divulgação dos produtos genuínos da região.

Para as crianças foi também disponibilizada muita diversão, com jogos, pintura facial, modelagem de balões e muitas outras surpresas. Em paralelo, os confeiteiros locais mostraram o seu talento na criação de uma sobremesa de batata-doce lira, cujo resultado final foi alvo de avaliação por júri e devidamente premiado. O palco do festival também ganhou vida com uma emocionante programação musical que contou com artistas locais e convidados especiais.

O Festival da Batata-Doce de Aljezur é organizado pela Câmara Municipal de Aljezur, que reconhece também o papel desempenhado pela Associação de Produtores de Batata-Doce de Aljezur na promoção deste produto de qualidade, uma preocupação que se reflete, tanto na ação da associação, como do próprio Município. O Festival é também o momento da celebração da variedade única «Lyra», que contribui para a reputação da melhor batata-doce do mundo.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina