A Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, deslocou-se, nos dias 21 e 22 de novembro, a vários concelhos do sotavento do Algarve para visitar projetos desenvolvidos com o apoio dos fundos europeus geridos na região, em curso ou em fase de conclusão. “A preocupação é fecharmos o Portugal 2020 com a maior taxa de execução possível. No Algarve, há alguns projetos que não ficarão concluídos até 31 de dezembro, mas conseguimos encontrar uma solução financeira no âmbito do Portugal 2030 ou do Plano de Recuperação e Resiliência. Esta proximidade permite fazer alguma pressão junto dos empreiteiros e dos donos de obra e resolver pequenos problemas que dificultem a execução”, explicou Ana Abrunhosa.
No dia 21 de novembro, a Ministra da Coesão Territorial foi a Loulé conhecer investimentos de infraestrutura científica na área da Saúde, promovidos pelo ABC – Algarve Biomedical Center, numa parceria entre a Universidade do Algarve e o Centro Hospitalar e Universitário do Algarve. Com o valor global de 8,87 milhões de euros, os dois investimentos visam a criação de um centro de excelência de investigação e têm como objetivo potenciar a cooperação de um conjunto de valências multidisciplinares com elevado impacto na produção científica, proporcionando infraestruturas equipadas com tecnologia de ponta com enfâse na investigação translacional e clínica, assente nas seis unidades: banco de soro – Seroteca; Banco Público de Células do Cordão Umbilical; Biobanco; Centro de Investigação Entomológica; Unidade de Investigação Avançada em Tomografia Computorizada; e Laboratório de Genética Clínica.
De Loulé, Ana Abrunhosa viajou depois para São Brás de Alportel para visitar a ampliação e renovação da Estrutura Residencial para Idosos da Santa Casa da Misericórdia, em São Brás de Alportel. Com um investimento total de 3,5 milhões de euros, a operação pretende ampliar e renovar o edifício da Santa Casa da Misericórdia de São Brás de Alportel, onde funcionam a ERPI, o Centro de Dia e o Serviço de Apoio Domiciliário, tornando-o num espaço moderno, eficiente e seguro para os utentes, com 11 novos quartos com capacidade para mais 22 utentes, uma sala de estar e atividades, com copa, e quatro instalações sanitárias com banho geriátrico. No final da intervenção, a capacidade será: Lar Residencial – 85 utentes; Centro de Dia – 10 utentes; e SAD – 20 utentes.
(...)
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina
Leia a reportagem completa em: