Os vinhos e gastronomia, a cultura, a natureza e as praias do Algarve são os produtos turísticos que a região levará à Fitur para convencer os espanhóis a marcarem férias na região em 2024. Motivado pelo recorde de turistas e proveitos de 2023, e com nova nomeação para Melhor Destino de Praia da Europa, o Algarve regressa assim com ânimo redobrado à feira de Madrid, onde estará de 24 a 28 de janeiro.


A Fitur é o evento que marca o arranque das feiras de turismo mundiais e o Algarve estará mais uma vez presente para recordar os profissionais do setor e os turistas dos motivos que o tornam tão apelativo para férias. A começar pelos vinhos, a rota Algarve Wine Tourism terá lugar de destaque no último dia de feira, contando com uma apresentação especial da Comissão Vitivinícola do Algarve, seguida de prova de vinhos. Como complemento, estará em distribuição durante o evento o livro «Vinhos do Algarve – fruto do sol e da terra», e será disponibilizado um código QR aos visitantes para acederem ao novo «Catálogo de Vinhos do Algarve».

Através do mesmo sistema de codificação, será também possível a quem passar pelo expositor do Algarve encontrar virtualmente a nova brochura «Algarve e os Descobrimentos», que conta a ligação do destino algarvio aos descobrimentos marítimos dos séculos XV e XVI. Uma história que bem pode incentivar os espanhóis a partirem numa expedição rumo ao Algarve, para conhecerem a cultura e o território de um povo aventureiro. A oferta de Sol e Mar é, ainda assim, a que atrai mais turistas todos os anos e o olhar curioso dos visitantes da feira. O produto-estrela da região será, por isso, também promovido na Fitur.

Embalado pela nova nomeação para Melhor Destino de Praia da Europa, prémio que já ganhou por dez vezes, o Algarve apresentará orgulhosamente as suas mais de 100 praias, espalhadas por 200 quilómetros de costa. A votação para os World Travel Awards está a decorrer até ao dia 4 de fevereiro e a Fitur é uma boa ocasião para comprovar por que razão o Algarve tem sido escolhido por tantas vezes como o melhor destino europeu para gozar a praia. “A Fitur é um dos maiores certames de turismo do mundo e a feira líder para os mercados ibero-americanos. É por isso estratégica para o Algarve, pois acreditamos que há muita margem de crescimento para o mercado espanhol na região. De janeiro a novembro de 2023, registámos cerca de 325 mil hóspedes e mais de 865 mil dormidas de espanhóis no alojamento turístico algarvio. São números que queremos ver crescer já em 2024, com o impulso das reuniões com compradores dos setores associativo e empresarial que esperamos ter durante a feira”, afirma o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes.

Também os resultados recorde que o destino atingiu em 2023 fazem a região regressar a Madrid com ainda maior confiança. “As perspetivas para 2024 são positivas para o Algarve, com o ano a começar de forma auspiciosa. Teremos novas rotas aéreas e grandes eventos no calendário desportivo, como a Gala Michelin, a Volta ao Algarve em bicicleta ou o Moto GP”, reforça André Gomes.

Este ano, a Fitur contará com nove mil participantes do setor do turismo de 152 países, num total de 806 expositores. O Algarve surgirá integrado no stand nacional do Turismo de Portugal (pavilhão 4), que poderá ser visitado todos os dias da feira a partir das 10h.

Foto: Hélio Ramos