O Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve apresentaram, no dia 5 de fevereiro, um amplo projeto de formação que envolverá um vasto conjunto de profissionais, preparando-os e dotando-os de competências e ferramentas que lhes permitam melhorar o seu desempenho e, consequentemente, os resultados da atividade turística e a perceção de valor por parte dos clientes quanto à excelência do serviço no setor.


Denominado «Competências do Futuro Algarve», o programa de formação para os profissionais prevê realizar, com recurso às escolas de Hotelaria e Turismo de Faro, Portimão e Vila Real de Santo António, 440 horas de formação online e estima envolver 1.800 participantes do setor turístico regional nas áreas da Liderança e Gestão de Equipas, Competências de Gestão, Marketing e Literacia Digital, Serviço de Excelência no Setor Turístico e Gestão Sustentável dos Recursos e Eficiência Hídrica. “Este programa surge como resposta às necessidades identificadas pelas principais associações setoriais e tem como objetivo primordial apoiar os empresários do turismo na sua atividade, proporcionando um conjunto abrangente de ações de capacitação em áreas cruciais para o setor. A excelência no serviço prestado é um compromisso inegociável para o Algarve, e a capacitação dos profissionais é um pilar essencial para alcançar esse desiderato neste setor fundamental para a economia regional”, afirmou André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, no lançamento do programa, na sede da RTA.

De acordo com o responsável do Turismo do Algarve, “os resultados mais recentes relativos ao desempenho da atividade turística em 2023 atestam o sucesso contínuo do Algarve e posicionam a região como principal destino turístico do país”. “Com um somatório de recordes, do número de hóspedes aos proveitos do alojamento turístico, das voltas de golfe aos passageiros movimentados no Aeroporto de Faro, estes resultados são testemunho do sucesso da atividade turística do Algarve, e é de extrema importância utilizar este impulso para qualificar os recursos, capacitar as pessoas e consciencializar as organizações e empresas para o futuro posicionamento da região”, concluiu André Gomes.

Perante os desafios da personalização, da escassez de recursos humanos, do desajustamento das competências face ao mercado e da sustentabilidade, o Turismo do Algarve lançou um levantamento de necessidades de formação junto do setor empresarial, tendo em vista identificar as áreas de competência prioritárias, tendo sido também analisadas as tendências no setor. Seguidamente, a Rede de Escolas do Turismo de Portugal criou um conjunto de programas em diferentes áreas que poderão ser frequentados integralmente ou por blocos, consoante as necessidades. Foram então desenvolvidos conteúdos adaptados ao setor e com aplicação em diferentes áreas da atividade turística. Numa fase posterior, será avaliada a aplicação dos conteúdos em contexto profissional, visando introduzir possíveis melhorias.

O Programa «Competências do Futuro Algarve» contemplará dois intakes, a decorrer de fevereiro a maio e de outubro a dezembro – fora da época alta de atividade turística –, e quatro bootcamps presenciais nas três escolas, um por cada área temática. No final das ações online decorrerá uma sessão presencial envolvendo todos os participantes.