O Algarve registou, em 2023, um somatório de recordes no turismo que contribuíram para um volume de receitas nunca antes alcançado pelo setor nesta região. O número de hóspedes registado no último ano totalizou 5,13 milhões, o que significa que superou, tal como em 2019, os cinco milhões, culminando a procura de turistas nacionais e internacionais num crescimento de 1,4 por cento face ao ano pré-pandemia e uma ainda mais pronunciada subida de 7,7 por cento quando comparado com 2022.

Mesmo sem contabilizar as receitas de dezembro (que ainda não estão apuradas), 2023 já pode ser apontado como o mais frutífero ano para o turismo da região. De janeiro a novembro, os proveitos globais da hotelaria superaram os 1.500 milhões de euros no Algarve, mais 9,5 por cento que o total dos 12 meses do ano anterior. Comparando os mesmos 11 meses de 2023 com o total do ano 2019, o acréscimo de receitas é ainda mais expressivo: 27 por cento.

De acordo com os resultados preliminares do turismo nacional em 2023, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística no dia 31 de janeiro, o Algarve atingiu 20,38 milhões de dormidas, um crescimento de 6,4 por cento face ao ano anterior (ainda a 2,5 por cento de distância de 2019). A taxa de ocupação nas unidades hoteleiras cresceu para 57,8 por cento, 7,3 por cento além dos 53,9 por cento de 2022 e acima dos 56,4 por cento de 2019.

Responsável por dois terços do volume do golfe no país, no Algarve jogaram-se 1,4 milhões de voltas em 2023, número que constitui o máximo histórico do golfe em Portugal. A diversidade de recordes para a região inclui o Aeroporto Gago Coutinho, porta de entrada para 9,64 milhões de passageiros. O aeroporto de Faro nunca tinha recebido tantos passageiros, assinalando uma subida de 18 por cento face a 2022 e 7 por cento quando comparado com 2019, que era até agora o melhor ano turístico de sempre. “O Algarve é a região por excelência para as férias e períodos mais curtos de descanso de milhões de cidadãos nacionais e internacionais, que aqui encontram praia, golfe, gastronomia e enologia, e um património natural que se estende do mar à serra”, destaca André Gomes, presidente do Turismo do Algarve. “Na nossa região, a amplitude de produtos turísticos vai do descanso puro à prática de desportos em terra, no ar e no mar. Os nossos visitantes podem escolher entre caminhadas junto à costa, passeios de bicicleta no barrocal e serra em percursos de enorme beleza, atividades náuticas, paraquedismo, motociclismo e automobilismo no mais evoluído autódromo de Portugal, e até a prova de ciclismo profissional com maior número de estrelas internacionais realizada no país. O Algarve é um tesouro incontornável, e nunca como em 2023 isso teve tanta expressão no número de hóspedes, nos passageiros do aeroporto e nos proveitos da hotelaria”, reforça André Gomes.