O Turismo do Algarve e a Cooperativa QRER deram a conhecer, no dia 19 de fevereiro, o projeto «Algarve Walking Season, Uma Região para Caminhar Todo o Ano» e os festivais de caminhadas a ele associados, designadamente os realizados em Alcoutim, Ameixial, Barão S. João e Monchique. A «Algarve Walking Season» surgiu, em 2017, por iniciativa da Cooperativa QRER e da RTA, como marca agregadora dos vários festivais de caminhadas então existentes no Algarve. O objetivo era promover conjuntamente e de forma articulada as diversas iniciativas em curso, bem como incentivar outras no sentido de valorizar o calendário anual de caminhadas.


Após um período de interregno, o projeto regressa agora em 2024 com o mesmo objetivo: promover o Algarve enquanto destino de caminhadas ao longo de todo o ano e valorizar os seus territórios de baixa densidade. “Houve, na altura, a necessidade de se criar uma oferta estruturada dos festivais de caminhadas que temos no Algarve já há alguns anos, estabelecendo um calendário de eventos comum ao longo das diferentes estações do ano, apoiado numa estratégia de promoção conjunta, tanto a nível nacional como internacional”, recordou André Gomes, presidente do Turismo do Algarve, durante a conferência de imprensa. “O objetivo é atrair mais participantes, potenciar o desenvolvimento dos nossos territórios e dar a conhecer uma vertente diferente do Algarve”, acrescentou.

De acordo com André Gomes, as caminhadas são um segmento turístico em franco crescimento na Europa, com mais de 400 milhões de pessoas a terem descoberto o prazer de explorar o Velho Continente a pé, num volume de negócios que ultrapassa os 40 mil milhões de euros. “A Associação Europeia de Caminhadas prevê um crescimento na ordem dos 40 por cento do número de caminhantes até 2030, elevando o valor deste segmento para uns impressionantes 60 mil milhões de euros. É uma atividade que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de condição física, permite-nos uma conexão com a natureza, uma imersão profunda nas paisagens, nos sons, nos cheiros da região, proporcionando momentos fantásticos de paz e de contemplação”, descreve o presidente do Turismo do Algarve. “Participar em festivais de caminhadas é explorar a nossa região de outra forma, a pé, e todos descobrirão os trilhos perfeitos para as suas habilidades e interesses. É também uma forma de fomentar o companheirismo e a amizade e uma oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos em workshops e palestras. E tenho que enaltecer o papel fundamental dos municípios e das associações que organizam e promovem estes festivais”, destacou André Gomes.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina e Algarve Walking Season