A AMAL, através do seu Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal, e em parceria com o Município de Monchique e a ASPAFLOBAL, promoveu, no dia 7 de fevereiro, uma ação de Fogo Controlado em Monchique, em parcelas com povoamentos de Eucalipto. Participaram nesta ação diversos técnicos com a credenciação em Fogo Controlado, obtida através do curso de formação promovido pelo Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da AMAL, em 2021/2022.

Esta é uma técnica que obriga a conhecimentos profundos do uso do fogo no ecossistema, que não pode aplicar-se indiscriminadamente e que só está autorizada a quem for reconhecida essa competência. A utilização deste método permite, efetivamente, proteger povoamentos florestais, potenciar a segurança dos operacionais em combate e a salvaguarda de bens, pessoas e animais, assim como mitigar os efeitos severos dos incêndios.

A ação contou com o apoio e colaboração do Município de Monchique, dos Bombeiros Voluntários de Monchique, dos Bombeiros Voluntários de Aljezur e de uma Equipa de Sapadores Florestais da ASPAFLOBAL - Associação dos Produtores Florestais do Barlavento Algarvio.