A alegria e a irreverência próprias do Carnaval estão quase a chegar e, em Olhão, a festa começa com o desfile infantil, no dia 9 de fevereiro, a partir das 10h, na Avenida da República, assim como em Pechão, Fuseta e Moncarapacho. Também o Jardim Pescador Olhanense acolhe bailes alusivos à época, que acontecem entre os dias 9 e 12 de fevereiro. Rosinha e Samba Brasil são alguns dos artistas que animam as noites de folia, que começam às 21h e só terminam à 01h.
Na manhã do dia 9 de fevereiro, a Avenida da República enche-se então de brilho, som e cor para acolher as cerca de três mil crianças do pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico das escolas públicas e privadas do concelho, que participam no desfile mascarados a rigor, de acordo com os temas escolhidas nas várias turmas dos respetivos estabelecimentos de ensino. No âmbito dos festejos alusivos ao Carnaval, o Município de Olhão também organiza bailes no Jardim Pescador Olhanense, que se realizam numa tenda que estará instalada no local, à semelhança do que aconteceu em 2023.
Depois do desfile infantil ma Avenida da República durante a manhã, a tarde de 9 de fevereiro será dedicada ao Baile de Carnaval Sénior, com o artista Luís Correia, das 14h às 17h, no qual participam os alunos das aulas do Projeto Vida com Ritmo (Ginástica Sénior do Município). Nesse mesmo dia, assim como a 10 e 12 de fevereiro, sempre a partir das 21h, o Jardim Pescador Olhanense acolhe bailes de Carnaval abertos à população, entre as 21h e a 01h. No dia 9 atuam os artistas Cristiano Martins (21h30) e Rúben Filipe (23h), no dia 10 Carlos Granito (21h30) e Rosinha (23h) e, no dia 12, Samba Brasil (21h30 à 01h). No domingo de Carnaval, 11 de fevereiro, a tenda instalada no Jardim Pescador Olhanense acolhe o Baile de Carnaval Jovem, organizado pela Associação de Estudantes da Escola Secundária Dr. Francisco Fernandes Lopes, entre as 21h e a 01h, com os DJ’s Baja, Limacoox e Kikocoxx.
O concelho de Olhão é igualmente palco de um dos corsos carnavalescos mais emblemáticos do Algarve, a Batalha das Flores de Moncarapacho, que celebra os seus 125 anos de existência em 2024. Mais de uma dezena de carros alegóricos desfilam no centro daquela vila olhanense, nos dias 11 e 13 de fevereiro, a partir das 15h.
