O Município de São Brás de Alportel formalizou, no dia 26 de fevereiro, os contratos programa de apoio ao associativismo para este ano. Dando continuidade ao Plano Municipal de Apoio ao Associativismo que há muito é uma estratégia motor de desenvolvimento do concelho, e por manter o entendimento da premência da cooperação e do reconhecimento do papel único das associações locais na realidade e desenvolvimento sociocultural do concelho e na dinâmica da comunidade, a Câmara Municipal de São Brás de Alportel reservou 554 mil e 313,50 euros do orçamento municipal de 2024 para esta matéria. A este valor juntam-se ainda, ao longo do ano, outros apoios para atividades não regulares, não apenas em formato monetário, mas também de cariz logístico, para apoio a atividades realizadas pelas restantes coletividades que desenvolvem atividades de caráter não regular no concelho.


O Plano Municipal de Apoio ao Associativismo é aprovado e concretizado anualmente pela Câmara Municipal de São Brás de Alportel. Este ano foram estabelecidos 23 Protocolos de Cooperação e Contratos Programa de Desenvolvimento Desportivo com 21 associações locais. Prova do trabalho colaborativo entre associações e município, realizou-se ainda uma reunião de planeamento das atividades com todas as associações, que permitiu constatar e comprovar a diversidade associativa, multi e intergeracional, cultural e desportiva do concelho. “Apesar de todas as dificuldades que a Guerra da Ucrânia e, mais recentemente, a Guerra no Médio Oriente, que sucedem a uma crise pandémica, estão a criar também na gestão do orçamento municipal, investir nas nossas associações é investir nas pessoas e na qualidade de vida do nosso concelho, sendo esta dinâmica associativa inclusivamente um dos fatores de atratividade do nosso município”, frisou o presidente da Câmara Municipal, Vítor Guerreiro, perante os dirigentes associativos, cujo trabalho elogiou, reconhecendo a sua persistência face às dificuldades que se têm colocado nos últimos quatro anos à manutenção e realização das atividades.

Vítor Guerreiro salientou ainda que o Plano Municipal de Apoio ao Associativismo de 2024 privilegiou mais o apoio à componente formativa dos clubes desportivos e das associações culturais em detrimento dos eventos, bem como reforçou o montante de apoio às associações que pretendam investir na aquisição de viaturas próprias para a realização das suas atividades, que se cifra agora num montante até 10 mil euros. Importa ainda referir que o Plano Municipal de Apoio ao Associativismo abrange também protocolos de cooperação com outras associações locais de outras áreas, mas de relevante interesse para o município, tais como: a Associação de Agricultores de São Brás de Alportel, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Brás de Alportel, a Coração100Dono – Associação de Defesa e Proteção dos Animais Abandonados e a Santa Casa da Misericórdia – Museu do Traje de São Brás de Alportel.