Em abril volta a estar patente mais uma edição da Exposição de Artes Plásticas «Abril Traz Novas Cores», na Galeria Manuela Vale da Escola de Artes Mestre Fernando Rodrigues, em Lagoa. A exposição ficará patente entre 4 de abril e 31 de maio e os artistas que pretendam expor os seus trabalhos deverão remeter os mesmos até ao dia 22 de março. A inauguração será no dia 4 de abril, pelas 18h.


Recorda a organização que, desde a Revolução dos Cravos em Portugal, há 50 anos, que a sociedade procura uma coexistência pacífica e harmoniosa, dando mais espaço à liberdade de expressão, tornando-se um princípio fundamental, uma peça central na vida democrática, dando a cada indivíduo o espaço para ser ouvido e respeitado. “As artes, por sua vez, são uma forma poderosa de expressar essa liberdade. Elas transcendem as barreiras da linguagem e permitem-nos criar, inovar e transmitir mensagens profundas. Uma exposição de arte, para além de ser uma manifestação artística, é também um reflexo da sociedade e do contexto em que se insere. É um espaço sagrado onde artistas têm a oportunidade de explorar e exibir as suas obras através da pintura, desenho, fotografia, escultura cerâmica e multimédia e unindo-se para criar um diálogo visual que transmite emoções e reflexões. É através da liberdade de expressão que os artistas podem revelar as suas verdadeiras visões e trazer à luz do dia debates importantes, mergulhando nas lutas, conquistas e avanços alcançados ao longo do tempo”, referem.

Nesta exposição comemorativa convidam-se, assim, os/as artistas através das suas obras a poder questionar, desafiar e celebrar os ideais democráticos que foram conquistados. As suas obras podem explorar, de forma metafórica ou realista os temas como igualdade, diversidade, justiça social, direitos humanos, inclusão, igualdade de género e cidadania ou retratar momentos significativos do passado e do presente, ecoando a luta e a esperança do povo. “Esta exposição pode ser um lembrete constante de que a liberdade de expressão é um direito inalienável que precisa ser protegido e valorizado, que é a base de uma sociedade democrática, um pilar essencial para a nossa existência e progresso contínuo. Portanto, ao visitar esta exposição, somos convidados a refletir sobre o significado da liberdade, a importância da democracia e a necessidade contínua de proteger e promover a arte e a liberdade de expressão. É uma oportunidade para celebrar nossas conquistas, enquanto nos desafiamos a continuar lutando por um futuro onde todos possam desfrutar plenamente dessa liberdade, expressarmos nossas opiniões, de manifestarmos nossas identidades sem medo de repressões”, acrescenta a organização.

Para participar basta enviar um email com informação sobre a/o artista (nome, contacto, pequena nota biográfica e sítio online) acompanhado de um ficheiro com a imagem (nome do artista.jpg, tamanho min. 1MB) e informação sobre a peça (título, ano, técnica, dimensões) para escola.artes@cm-lagoa.pt. A receção de trabalhos será nos dias úteis, até 22 de março, das 9h30 às 12h e das 14h30 às 17h. As categorias para participação variam entre arte multimédia, cerâmica artística, desenho, escultura, fotografia, instalação, pintura ou outro cruzamento disciplinar/ outra variante artística.