A Michelin apresentou, pela primeira vez, a seleção de 2024 do Guia MICHELIN Portugal, numa gala exclusiva que teve lugar, no dia 27 de fevereiro, no NAU Salgados Palace & Congress Center, em Albufeira. Este ano, o Guia MICHELIN Portugal recomenda um total de 167 restaurantes, dos quais 30 são novidades.


A equipa internacional de inspetoras e inspetores, após ter chegado a um consenso relativamente ao seu veredicto, confirma que Portugal está a viver um momento de grande maturidade culinária. “O dinamismo gastronómico salta à vista, pelo que surgem novas aberturas e propostas gastronómicas interessantes em todo o território, e não só em grandes cidades como Lisboa e Porto”, refere a equipa. “Desde há vários anos que as nossas inspetoras e os nossos inspetores constatam, com satisfação, o auge constante do panorama gastronómico português. Impulsionado, entre outros, por jovens chefs locais que têm a audácia e a coragem de lançar o seu próprio conceito, assim como por chefs mais consolidados, que há muito estão comprometidos em reescrever a face moderna da cozinha lusófona, este desenvolvimento culinário é simplesmente impressionante. Portugal é terra de produtos e tradições arraigados, mas é também um destino onde triunfa a criatividade culinária”, considera Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN.

Com um novo restaurante de duas Estrelas (Antiqvvm-Porto), assim como quatro novos estabelecimentos com uma Estrela (2Monkeys-Lisboa, Desarma-Funchal, Ó Balcão-Santarém e SÁLA de João Sá-Lisboa), e muitos novos restaurantes recomendados em todo o país, a seleção de 2024 ilustra perfeitamente esta tendência ao mais alto nível. O Guia MICHELIN Portugal 2024 chega, deste modo, a oito estabelecimentos com duas Estrelas e 31 com uma Estrela. Há também oito novos Bib Gourmand e 2 Estrelas Verdes MICHELIN. Os Bib Gourmand surgiram em 1997 e ilustram os restaurantes com a melhor relação qualidade/preço, apresentando, em Portugal, 32 estabelecimentos, com os novos galardoados a serem Flora (Viseu), Inato Bistrô (Braga), Norma (Guimarães), Olaias (Figueira da Foz), OMA (Baião), O Pastus (Paço de Arcos), Patio 44 (Porto) e PODA (Montemor-o-Novo). No que respeita às Estrelas Verdes MICHELIN, a distinção reconhece as iniciativas ou o compromisso com a gastronomia sustentável e a seleção deste ano apresenta um total de cinco estabelecimentos, dos quais dois são novidades: o Malhadinha Nova (Albernoa) e o Ó Balcão (Santarém).

Dos 96 restaurantes recomendados que surgem no Guia MICHELIN Portugal 2024, 21 são novidades, incluindo dois localizados no Algarve, designadamente, o Noélia (Cabanas de Tavira) e o Numa (Portimão). Quanto aos restaurantes algarvios estrelados, são: o Ocean, do chef Hans Neuner, na Vila Vita, em Alporchinhos, e o Vila Joya, do chef Dieter Koshina, na Guia, ambos com duas estrelas; e o A Ver Tavira (Luís Brito, Tavira), Al Sud (Louis Anjos, Lagos), Bon Bon (José Lopes, Carvoeiro), Gusto (Heinz Beck, no Conrad Algarve, em Almancil) e o Vista (João Oliveira, no Hotel Bela Vista, na Praia da Rocha), todos com uma estrela.

Na gala foram ainda entregues o Prémio MICHELIN para o Jovem Chef a Rita Magro, do Restaurante Blind, no Porto; o Prémio MICHELIN para o Serviço ao «The Yeatman», em Vila Nova de Gaia; e o Prémio MICHELIN al Sommelier a Leonel Nunes, do Il Gallo d’Oro, no Funchal.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Guia MICHELIN Portugal 

Veja a reportagem completa em: