O algarvio Tiago Pereira ergueu o terceiro título em quatro finais de pares disputadas nas últimas quatro semanas ao sagrar-se campeão do Loulé Open by Cimpor com o búlgaro Alexander Donski. A 14.ª edição do torneio internacional que o Clube de Ténis de Loulé organiza com os apoios da Câmara Municipal de Loulé e da Federação Portuguesa de Ténis termina este domingo com a final de singulares entre Jules Marie e Adria Soriano Barrera, responsáveis pelas eliminações de Pedro Araújo e Duarte Vale.

Depois de serem campeões em Faro, vice-campeões na Quinta do Lago e novamente campeões em Vale do Lobo, Tiago Pereira e Alexander Donski celebraram a terceira conquista do mês com uma vitória por 7-6(6), 2-6 e 10-1 contra o francês Dan Added e o checo Jakub Nicod. A final colocou frente a frente as duas duplas mais cotadas do torneio e foi arrancada a ferros pela parceria luso-búlgara, que reagiu muito bem à quebra de concentração na segunda partida para vencer de forma indiscutível o match tie-break decisivo.

Este foi o terceiro título do ano para Pereira e Donski, que na temporada transata já tinham ganho uma prova lado a lado na cidade tunisina de Monastir. Para o jovem português de 19 anos trata-se da quinta conquista na variante de pares, sendo estas três do Algarve as mais importantes por serem as primeiras na categoria M25 da Federação Internacional de Ténis. Já o búlgaro, que em Loulé optou por não disputar o quadro de singulares para recuperar de uma lesão abdominal, venceu pela 15.ª vez um torneio de pares. O sucesso de Pereira e Donski tem sido tal que a dupla já fala em apontar a novas conquistas e tentar provar o mesmo sucesso no circuito Challenger ainda este ano.

Se nos pares a festa foi portuguesa, nos singulares a possibilidade de o torneio contar com uma final entre dois jogadores «da casa» desfez-se logo de manhã e ao início da tarde caiu o outro representante, pelo que o sucessor de Gonçalo Oliveira não terá a mesma nacionalidade. A disputar pela quarta vez na carreira — e segunda esta temporada — umas meias-finais de singulares, Pedro Araújo (777.º classificado no ranking mundial) não resistiu a Jules Marie (223.º) e perdeu por 6-4 e 6-2 com o francês, primeiro cabeça de série do torneio. Na segunda meia-final, Duarte Vale (581.º) esteve encaminhado para forçar mais um terceiro set, só que Adria Soriano Barrera (554.º) nunca deitou a toalha ao chão e acabou recompensado com uma vitória ainda em duas partidas, graças aos parciais de 6-2 e 7-6(3).

Jules Marie e Adria Soriano Barrera vão enfrentar-se pelo título do Loulé Open by Cimpor a partir das 11h de domingo. A final será transmitida em direto pela Sport TV 1. Tanto o francês (32 anos) como o colombiano (24 anos) conhecem a sensação de disputar finais e vencer títulos em Portugal: Marie — com 18 títulos no currículo — venceu duas provas em Guimarães em 2013 e uma no Porto em 2023, enquanto Soriano Barrera — vencedor de dois torneios em toda a carreira, que começou tardiamente pois apostou no circuito universitário norte-americano — inaugurou o palmarés em Setúbal, há dois anos.

Foto: Gaspar Ribeiro Lança/Raquetc