Cerca de 200 alunos do Agrupamento de Escolas João da Rosa participaram, pela 11.ª vez consecutiva, no Coastwatch, um projeto de monitorização da linha de costa que envolve a verificação de vários dados, como a erosão costeira, ocupação da zona litoral, erosão, identificação das espécies de animais, algas e plantas do litoral e a identificação e contagem de resíduos. Os jovens pertencentes a 10 turmas do 3.º ciclo, acompanhados por 20 professores, rumaram à Ilha da Armona para realizarem a monitorização de 5,5 quilómetros de costa, integrados neste projeto europeu que assenta essencialmente em voluntariado e que tem expressão muito significativa em vários países.


Em Portugal, a ação realiza-se há 34 anos e está a ter cada vez mais impacto e divulgação a nível nacional, tendo este ano o tema «Dos Rios aos Oceanos». Após a monitorização do litoral e recolha de todos os dados do inquérito Coastwatch, os alunos procederam à recolha dos resíduos, com o apoio logístico da Ambiolhão e da Câmara Municipal de Olhão. Foram recolhidos 25 grandes sacos de lixo, que representam cerca de 500 quilos de resíduos que foram retirados da Ria Formosa.

Estas ações de educação ambiental, sobretudo quando realizadas de forma sistemática, são fundamentais para o desenvolvimento da cidadania na comunidade escolar. “O Coastwatch não é «ir à praia apanhar lixo», é muito mais do que isso. Há uma reflexão que é feita com os alunos antes, durante e depois da atividade, que é fundamental para a interiorização de conceitos importantes relacionados com o ordenamento do território, a proteção dos valores ambientais e o voluntariado”, refere a organização.