Inaugurada no dia 23 de março, no intervalo do jogo de basquetebol entre o Imortal BC e o FC Porto, a «Bancada Albufeira», no topo nascente do Pavilhão Desportivo de Albufeira, vai permitir que, a partir de agora, aquele espaço acolha competições internacionais. O espaço fica dotado de uma capacidade para 1.500 lugares e passa também a ter um novo painel eletrónico. Ao todo, este novo investimento (89 mil e 790 euros o painel eletrónico e 92 mil euros a bancada) vem acrescentar mais qualidade ao Pavilhão Desportivo de Albufeira e enriquecer todo o parque desportivo do concelho, justificando ainda mais a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2026.
“Uma das razões para nos candidatarmos a «Cidade Europeia do Desporto» é a de termos a possibilidade de se realizar nesta cidade diversas competições nacionais e internacionais de renome mundial, bem como despertar outras modalidades que possam estar um pouco adormecidas. Mas, para isso, há a condição do nosso Pavilhão ter uma capacidade de 1.500 lugares”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, ao intervalo do jogo Imortal BC x FC Porto, cujo resultado final foi de 85-108 pontos, com vitória para a equipa do norte.



Com centenas de pessoas a assistir à inauguração da «Bancada Albufeira», entre aplausos e palavras de motivação, as camadas mais jovens trataram de ocupar as novas cadeiras do Pavilhão Desportivo de Albufeira, concordando que o topo nascente é o de melhor visibilidade. O vice-presidente e vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude corroborou a opinião dos mais novos e acrescenta a palavra «conforto». “É quase como estarmos no centro do campo”, diz Cristiano Cabrita, satisfeito com esta “melhoria significativa do pavilhão”. “Estamos a fazer tudo por tudo para chamar a Albufeira uma nova identidade, a de cidade europeia do desporto, para juntar a outra identidade, que é a de sermos capital do turismo. Uma área apoia a outra e reverter-se-á em desenvolvimento para o nosso concelho”, disse ainda aquele responsável.

O momento contou com a presença de outros elementos do Executivo Municipal, bem como de dirigentes desportivos. Ter o Pavilhão Desportivo de Albufeira como palco de grandes competições mundiais sempre foi uma meta desde a inauguração desta estrutura, ocorrida a 5 de junho de 2010, pelo então Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva. Refira-se ainda que o parque desportivo municipal de Albufeira soma atualmente sete Pavilhões Desportivos, Piscinas Municipais com capacidade para provas de cariz olímpico, quatro Polidesportivos, sete estruturas para futebol, entre o Estádio Municipal de Albufeira, Sintético Municipal de Albufeira e mais cinco campos e estádios, três Pistas internacionais de atletismo e ainda o Parque Desportivo de Vale Faro, os Campos de Basket Street Art e Campo de Futsal.