O Dia dos Namorados celebrou-se em Lagoa, no Auditório Carlos do Carmo, com a 10.ª edição do Festival Montepio Às Vezes o Amor e ao som de Buba Espinho, em estreia neste certame. Depois do concerto de 14 de fevereiro ter esgotado num instante, foi marcado um segundo espetáculo para o dia 15, nada que seja de espantar, uma vez que a música tradicional portuguesa tem em Buba Espinho um dos seus mais importantes porta-vozes da atualidade.

Apesar da sua jovem idade, o alentejano cruza géneros musicais como ninguém, viajando do Cante ao Fado com a mesma mestria com que domina o pop nacional e as sonoridades mais urbanas e atuais. E, de facto, o novo concerto de Buba Espinho consagra-o como o cantautor que há muito despertava dentro dele.

Depois dos êxitos nos duetos com os D. A. M. A. e Bárbara Tinoco, de atuações ao vivo como convidado de grandes artistas como Rui Veloso, Ana Moura e António Zambujo, o músico natural de Beja regressou em força com um novo disco, «Voltar», editado em 2023 e com muitas histórias por contar. Dono de uma voz inigualável, em Lagoa interpretou temas como «Verão», «Larguei as cordas», «Folga do Arlequim», «Jardim Paraíso», «Hoje é o dia», «Casa», «Gotinha de água», «Ao teu ouvido», «Roubei-te um beijo», «Quem sabe um dia», «Refém», «Um dia hei-de voltar» e «Menina estás a janela», um reportório entre os seus originais e os cânticos tradicionais alentejanos.

Texto: Ricardo Coelho | Fotografia: Ricardo Coelho

Veja a reportagem completa em: