As celebrações da Semana Santa na Paróquia de Tavira vão mobilizar a comunidade para um extenso programa de ações que celebram um dos momentos mais importantes do calendário religioso católico, o momento que recorda os últimos dias da vida terrena de Cristo e que culminarão, no dia de Páscoa, com a celebração da ressurreição de Jesus Cristo em que todos os católicos são convidados a estar unidos, em oração.

O programa inicia-se no Domingo de Ramos, dia 24 de março. Haverá eucaristias pelas 8h30 (Igreja de Santo António), 10h (Missa em inglês, na Igreja de Santiago) e às 11h (Eucaristia de Domingo de Ramos na Igreja de Santiago). Neste dia haverá ainda a monumental Procissão de Ramos, que sai às 16h da Igreja de Nossa Senhora do Carmo, sendo organizada pela Irmandade do Carmo. Esta procissão, com diversos andores, recria, precisamente, os últimos passos da vida de Cristo. Não haverá a habitual missa das 18h.

No dia 27 de março, quarta-feira, pelas 21h, terá lugar uma Via-Sacra pelas ruas da cidade, com início na Igreja de São José, terminando na Igreja de São Paulo. No dia 28 de março, Quinta-Feira Santa, às 19h30, far-se-á a Celebração da Ceia do Senhor, seguida de Adoração ao Santíssimo, até às 24h, na Igreja de Santiago. Haverá ainda, nesse dia, pelas 16h30, Eucaristia Igreja de Santa Luzia.

Na Sexta-Feira Santa, 29 de março, o dia inicia-se com a celebração das Laudes, pelas 9h, na Igreja de Santiago. Às 15h haverá a Celebração da Paixão do Senhor, na Igreja de Santiago, e, pelas 21h, a Procissão do Enterro do Senhor, que é organizada pela Misericórdia e parte dessa igreja. No sábado, 30 de março, às 9h, a comunidade poderá participar nas Laudes, na Igreja de Santiago e, à noite, viver-se-á o grande momento do Tríduo Pascal, a Vigília Pascal, na qual se assinala o momento da ressurreição de Jesus e que terá lugar pelas 21h, na Igreja de Santiago.

O Domingo de Páscoa será vivido em espírito de grande alegria e oração, agradecendo a entrega e a ressurreição de Cristo para remissão dos pecados de todos os homens e mulheres. Pelas 9h, na Igreja de Santo António, haverá Eucaristia Pascal, seguida de Adoração ao Santíssimo (das 10h às 10h30) e de Procissão, até à Igreja de Santiago. Neste dia haverá diversas eucaristias: às 11h, na Igreja de Santiago; e às 17h, na Igreja de Santa Luzia.