Estamos a menos de uma semana do arranque do maior evento desportivo juvenil em Portugal, a Festa do Basquetebol Juvenil, que de 3 a 7 de abril reúne em Albufeira mais de mil atletas, 72 seleções nacionais, 144 treinadores, 150 árbitros e oficiais de mesa, 15 fisioterapeutas, 15 selecionadores nacionais, 90 dirigentes, acompanhantes dos atletas, entre outros profissionais que fazem o evento acontecer. O albufeirense Tomás Barroso, antigo internacional português, é o padrinho da 16.ª edição da Festa.


A competição que coloca em campo as seleções distritais nos escalões sub14 e sub16, femininos e masculinos, é uma organização da Federação Portuguesa de Basquetebol que conta com o apoio do Município de Albufeira, da Associação de Basquetebol do Algarve e a colaboração dos dois clubes da terra, designadamente, o Imortal BasKet Club e o CBA – Clube de Basquete de Albufeira. Os jogos vão ser disputados no Pavilhão Desportivo de Albufeira, Pavilhão Desportivo de Olhos de Água, Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Albufeira, Pavilhão Desportivo da EBSA – Escola Básica e Secundária de Albufeira, Pavilhão Desportivo da EB 2/3 Francisco Cabrita, Pavilhão Desportivo Francisco Neves e Pavilhão Desportivo da Guia. “Há já 11 anos que temos o privilégio de acolher este grande evento desportivo em Albufeira, uma iniciativa que serve para promover a modalidade e um momento para os atletas conviverem, fortalecerem laços de amizade e construírem boas memórias”, afirma o presidente da Câmara Municipal de Albufeira, José Carlos Rolo, que refere igualmente tratar-se de uma excelente oportunidade para o concelho dar-se a conhecer. “Ao longo destes cinco dias, para além dos jogos, têm oportunidade de ficar alojados nos nossos hotéis, frequentarem o comércio e a restauração local e conhecer os principais pontos de interesse do concelho”

José Carlos Rolo destaca ainda a vertente solidária do evento que anualmente recolhe uma verba entre os participantes que no final é entregue a uma instituição social do concelho. A ADSA – Associação de Dadores de Sangue e Medula Óssea de Albufeira é a instituição contemplada na edição de 2024. Já Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara e vereador responsável pelo pelouro do Desporto e Juventude, realça que “o Município dispõe de instalações desportivas, capacidade técnica e recursos humanos com conhecimentos para organizar e receber grandes eventos, daí o sucesso deste tipo de parcerias, que neste caso já leva 11 anos”. “Este é sempre um momento muito aguardado no nosso calendário desportivo, em que os jovens e os clubes do nosso concelho têm a possibilidade de assistir a excelentes competições com atletas de exceção. Tudo fazemos para que um concelho com tradições na modalidade continue a evoluir, daí o nosso empenhamento em trazer para Albufeira um evento que os responsáveis da FIBA – Federação Internacional de Basquetebol consideram um bom exemplo do que se faz noutros países da Europa, bem como pelo apoio que damos aos clubes e, mais recentemente, pelo investimento que fazemos na construção de campos ao ar livre, onde os jovens podem treinar informalmente”, acrescenta Cristiano Cabrita.