A associação cultural Ideias do Levante organiza, em parceria com o Município de Lagoa, ao longo do mês de março, a quarta edição do Festival de Música Sacra de Lagoa, com o intuito de promover o património artístico religioso do concelho de Lagoa, descentralizar os locais de concerto, e dar a conhecer/promover espaços religiosos, artistas, instrumentos e obras de compositores portugueses e estrangeiros.
“Esta quarta edição vai reunir vários projectos em torno da música sacra promovendo um intercâmbio entre instituições, artistas/músicos e público, o que permitirá oferecer uma interessante dinâmica e irá, com certeza, valorizar, e dar a conhecer, gentes, espaços e locais”, adianta Roberto Estorninho (presidente da direção da Ideias do Levante).

No dia 9 de março, na Igreja do Parchal, pelas 17h, Francisco Brazão (barítono) e Ingrid Sotolarova (piano) apresentam Chiaroscuro – Lieder de Schumann e de Schubert, um recital em que se destaca a voz humana, neste caso o baixo. Constituído de repertório vocal propositadamente composto para canto e piano, o programa inclui uma seleção de lieder de Schubert e de Schumann compostos em meados do século XIX e que são também reveladores da vida literária da Alemanha deste período. Lied (ou lieder, no plural) é uma palavra alemã que significa «canção» e que é utilizada para designar as canções criadas sobre poemas em língua alemã, compostas pelos grandes compositores germânicos a partir do período romântico. De entre estes foram escolhidos Schubert e Schumann que ocupam, sem sombra de dúvida, um lugar de destaque no ranking de compositores da canção germânica. 

Neste programa foi selecionado lieder cujos poemas retratam emoções e sentimentos ocultos, anseios secretos, quase nunca revelados, e que apenas veem a luz do dia através da obra do poeta. Quadros luminosos como um dia de sol depois da neve, ou negros como a noite na floresta, contribuem para criar atmosferas envolventes que realçam a luz e a sombra das emoções humanas, as quais o público poderá aqui apreciar magistralmente musicadas.