O Grupo de Trabalho de Estudos Fílmicos do CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação da Universidade do Algarve organiza o II Colóquio Internacional Cinemas do Mediterrâneo nos dias 10 e 11 de abril. A segunda edição do colóquio pretende promover o diálogo intercultural e estimular parcerias, tendo em vista a investigação do cinema produzido pelos países mediterrânicos, numa perspetiva interdisciplinar, e centra-se no cinema italiano, contando com a participação de convidados de Portugal, Espanha, França, Itália, Croácia, Reino Unido e Brasil.

Sir Christopher Frayling, Professor Distinto de Artes na Universidade de Lancaster e Professor Emérito de História Cultural no Royal College of Art, apresentará, como um dos conferencistas principais, «Once Upon a Time in Italy», uma palestra do biógrafo de Sergio Leone que revisita e reexamina o filme «A Fistful of Dollars» (1964) e o seu legado, 60 anos depois da sua estreia. Stefano Baschiera, professor de Cinema e Indústrias Cinematográficas na Queen’s University Belfast, será o segundo orador principal deste evento, com a palestra «Imitate, reuse, recycle: for a new approach to the Italian filoni», que aborda questões como o «cinema da imitação» e o desenvolvimento do sottofiloni. Esta palestra centra-se nos géneros populares italianos dos anos 60 e 70, em termos do seu sistema de produção e da sua capacidade de explorar tendências culturais e redes internacionais, maximizando ao mesmo tempo os seus escassos recursos.

A iniciativa contará ainda com a presença de outros oradores convidados, nomeadamente Austin Fisher, da Universidade de Bournemouth, que apresenta «Curating Italian horror films in the streaming era»; José Bogalheiro, da Escola Superior de Teatro e Cinema, que irá falar sobre «Fulguração e metamorfose: o cinema segundo Pier Paolo Pasolini»; Hugo Barreira, da Faculdade de Letras do Porto, que preparou a palestra «No santuário das materialidades: para novas leituras da direção de arte a partir do acervo da Cinecittà»; e, Jean Montarnal, autor e investigador independente que apresenta «La Qualité française à travers l’objectif de Julien Duvivier». No âmbito da programação, está previsto ainda realizar-se um painel temático dedicado ao tema «Cinema, Literatura e Turismo na Croácia», com Sonja Novak e Stephanie Jug, da Faculty of Humanities and Social Sciences Osijek (Croácia).

O evento realiza-se nos dias 10 e 11 de abril, e terá lugar no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, da Universidade do Algarve, e conta com o apoio do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa, da Alliance Française Algarve, Município de Faro e União das Freguesias de Faro. O evento é gratuito e confere certificado de participação. Este trabalho é financiado por fundos nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., no âmbito do projeto «UIDB/04019/2020».