A Infraestruturas de Portugal assinou, no dia 7 de março, o contrato para a construção da Variante de Olhão na EN125. A futura variante rodoviária irá assegurar a melhoria das condições de segurança e fluidez de trânsito para quem circular na EN125, desviando o tráfego que atualmente atravessa o núcleo urbano para fora da cidade, o que contribuirá para o descongestionamento na cidade de Olhão, reduzindo o risco de acidentes, particularmente do risco de atropelamento.
Com uma extensão de cerca de 6 quilómetros, a variante terá uma via para cada sentido e seis novas rotundas, que farão a ligação à rede viária local. A via terá início ao quilómetro 111,600 da EN125, a poente de Olhão, e terminará na rotunda existente a nascente de Olhão, que faz ligação entre a EN125 e a EN398. O traçado desenvolve-se circularmente à cidade de Olhão, nas proximidades das localidades de Torrejão, Bela Mandil, João de Ourém, Arrochela, Quinta do Calhau, Quinta do Major, Ponte de Quelfes (cemitério de Olhão) e Piares.

Envolvendo um investimento de 14,4 milhões de euros, esta empreitada é promovida no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), financiado pela União Europeia.