Foi no âmbito do programa de atividades do Dia Mundial da Água que, no dia 23 de março, a EMARP – Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão apresentou o livro infantil «Vamos Salvar a Hidra», numa sessão destinada aos filhos dos colaboradores. A sessão de lançamento, realizada na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, foi marcada pelas vozes dos pequenos leitores, com idades entre os 7 e 10 anos, que deram vida às cinco personagens da narrativa inspirada no problema de escassez de água.

A história, alicerçada na missão de salvar a «Hidra», destaca a importância da mudança de comportamentos e de hábitos de consumo, sem desperdício, ajustados à disponibilidade hídrica, pois, só assim, a personagem, que ilustra o recurso natural imprescindível à vida, poderá continuar a existir. A interação entre as muitas crianças presentes e os seus pais foram momentos especiais que marcaram o momento literário, que contou com a participação da vereadora da cultura da Câmara Municipal de Portimão, Teresa Mendes, que sentada entre os mais pequenos deu início à leitura da história.

A apresentação do livro irá continuar nas escolas do município portimonense, através de sessões de leitura e oferta do livro às crianças do primeiro ciclo. Entre as iniciativas que marcaram o Dia Mundial da Água destacaram-se ainda várias sessões de educação ambiental, direcionadas à comunidade escolar, e a realização da ação «Desperdício Invisível», em parceria com o Centro Comercial Continente de Portimão.