Se tens entre os 6 e os 14 anos, isto é, se nasceste entre 2010 e 2018, podes participar nas «Férias Ativas + Páscoa», entre 1 e 5 de abril, no Pavilhão Desportivo Municipal Jacinto Correia, em Lagoa. Este projeto une as valências sociais, culturais, recreativas, pedagógicas e desportivas a que uma criança/jovem deve estar exposto no seu percurso de formação, tanto a nível pessoal, social ou desportivo.

É sabido que durante as férias escolares se verificam três grandes constrangimentos na vida da criança/jovem: dificuldade para a família em conciliar as rotinas (vida profissional) de modo a garantir toda a atenção e cuidados de que o seu educando necessita e merece; quebra nas rotinas pessoais e sociais da criança/jovem (distanciamento dos amigos da turma/escola e por vezes até de outros núcleos pedagógicos e desportivos que também cessam atividade nesta altura do ano); quebra nas rotinas físico-desportivas da criança/jovem, em função da inexistência de aulas de expressão físico motora, de educação física, do desporto escolar e também do desporto associativo que em muitos casos tem um calendário semelhante ao letivo estando nesta altura em defeso. Destes fatores resulta um abaixamento dos níveis de atividade física das crianças/jovens e consequente aumento do sedentarismo.

Para tentar responder a estes constrangimentos, o Município de Lagoa desenvolve o projeto férias desportivas (verão e páscoa), nos quais os participantes têm acesso a um vasto leque de atividades, como experiências multidesportivas, passeios temáticos, exploração e conhecimento de pontos de interesse do concelho, contacto com associações e clubes do concelho, e momentos da brincadeira. As atividades são desenvolvidas sempre na presença de técnicos e, por vezes, em parceria com outras instituições do concelho, e vão realizar-se entre as 8h30 e as 18h. Poderá fazer a inscrição nas «Férias Ativas + Páscoa» em http://tinyurl.com/st884c4x.