No ano letivo de 2023/2024, a Câmara Municipal Vila do Bispo atribuiu 34 bolsas de estudo e uma de investigação aos estudantes do concelho que frequentam o ensino superior, no valor total de 158 mil e 73 euros.

O valor da bolsa de estudo a conceder a cada estudante varia entre os 760, 1.900, 3.800, 5.700 e 7.600 euros, consoante o rendimento do agregado familiar e que corresponde a 10, 25, 50, 75 e 100 por cento do ordenado mínimo nacional. As bolsas de estudo destinam-se aos alunos do concelho que frequentam o ensino médio/superior público, particular ou cooperativo. As bolsas de investigação são concedidas a pessoas singulares para possibilitar a realização de estudos que tenham interesse direto para o município.

Apoiar o prosseguimento de estudos dos alunos economicamente carenciados e com aproveitamento escolar que, por falta de recursos financeiros, estariam impossibilitados de prosseguir o ensino, e ainda colaborar na formação de quadro técnicos superiores, residentes no concelho, contribuindo assim para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural, são alguns dos objetivos da Câmara Municipal ao conceder estes subsídios que se enquadram no Regulamento de atribuição de bolsas de estudo e bolsas de investigação.