O presidente da Associação Nacional de Assembleias Municipais, Albino Almeida, participa, no dia 23 de março, a partir das 15h, nas IV Jornadas de Lagos, uma iniciativa que visa discutir o poder local e a participação dos cidadãos reunindo vários dirigentes municipais. Serão ainda feitas três apresentações universitárias com conclusões e dados concretos sobre regiões portuguesas, incluindo o Algarve, o que irá enriquecer as perspetivas em análise.
“A minha intervenção será sobre o futuro do poder local porque esta é uma matéria que deve ser avaliada por todos, sobretudo no contexto atual. Nos municípios em que as maiorias camarárias e de assembleia são protagonizadas por forças diferentes, apenas com confiança e diálogo é possível assegurar a imagem positiva do sistema”, afirma Albino Almeida.

António Fragoso, da Universidade do Algarve, fará uma apresentação sobre «O poder local e a participação dos cidadãos», ao passo que Lucinda Caetano, da Universidade de Lisboa, falará sobre um estudo dos municípios algarvios abordando as políticas públicas versus a participação cidadã. Por último, Alice Graça-Dias partilhará um estudo empírico feito na região centro sobre governação local e cidadãos.

As jornadas são organizadas pela Assembleia Municipal de Lagos, decorrem no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI e são abertas ao público.