No dia 16 de março, o Parque Desportivo Municipal de Estômbar recebe o «Lagoa Boulder», Circuito Nacional de Escalada de Bloco, nos escalões de juniores, seniores e masters. As provas decorrem entre as 8h e a 20h.

O «Lagoa Boulder» será a primeira etapa do calendário competitivo do Circuito Nacional de Escalada de bloco, da Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal nas categorias de juniores, seniores e masters. O Boulder é uma das modalidades da escalada praticada tanto indoor quanto outdoor, que consiste em escalar blocos em paredes com diferentes alturas sem qualquer tipo de corda. O bouldering, como também é chamado, requer a concentração do escalador para utilizar técnicas de equilíbrio, coordenação e força física.

Existem diversos níveis de dificuldade no boulder, do fácil até ao pro, representados com cores diferentes. Este evento único a sul de Portugal procura reunir os melhores atletas da modalidade num dos melhores rocódromos do país segundo o campeão nacional André Neres (2018).