A Festa das Tochas Floridas regressa, no Domingo de Páscoa, 31 de março, com os seus tradicionais tapetes de flores com 1 quilómetro de extensão que cobrem o chão por onde passa a singular Procissão de Aleluia. À tarde, o Adro da Igreja complementa a festa com animação cultural e sabores tradicionais, a par das mostras de artesanato e doçaria, num programa que atrai a São Brás de Alportel milhares de visitantes e reúne os filhos da terra que regressam na quadra do ano com mais significado para esta comunidade.

Depois de uma maratona ao longo de toda a semana na apanha das flores e na sua preparação, tarefa que é um desafio lançado a toda a população, na madrugada de domingo, pela noite fora, centenas de voluntários lançam-se na árdua tarefa de preparar os tapetes floridos. O programa arranca pelas 9h30 com a abertura das ruas. À mesma hora, o Largo de São Sebastião acolhe o Encontro de Sabores da Páscoa, enquanto o Adro da Igreja Matriz recebe a Mostra de Artesanato. Pelas 10h, na Igreja Matriz tem lugar a eucaristia da Ressurreição que precede a tão aguardada Procissão de Aleluia, em honra de Jesus Ressuscitado, que motiva várias gerações de homens são-brasenses a envergar as bonitas e originais tochas de flores enquanto entoam o tradicional refrão: «Ressuscitou como disse! Aleluia! Aleluia! Aleluia!».

À tarde, a partir das 15h30, o Adro da Igreja Matriz recebe a Tarde Cultural, um momento de convívio animado com a mostra de artesanato, doces e petiscos, com a apresentação dos premiados de mais uma edição dos Jogos Florais e do concurso das mais belas tochas floridas e com as atuações dos grupos aCordaFole – Orquestra de Acordeão e Violino, Grupo Folclórico de Faro e Rebeca. Uma festa ímpar a nível nacional organizada em parceria pela Associação Cultural Sambrasense, o Município de São Brás de Alportel e a Paróquia de São Brás, com o apoio do C.N. Escuteiros 1330, freguesia, associações locais e comunidade.

A Festa das Tochas Floridas é uma vez mais um evento acessível. Nesta edição, e à semelhança do que aconteceu em 2019, o Município de São Brás de Alportel, a SAN – Saúde Integrativa e a Casa de Repouso e Saúde de São Brás adaptam um espaço do recinto por onde passa a Procissão de Aleluia, com apoio logístico no acompanhamento e reservando áreas de estacionamento para dar melhores condições às pessoas com mobilidade condicionada que participam e assistem a este evento. Uma iniciativa integrada no projeto «São Brás Acessível para todos» que se repete em 2024. Caso as condições meteorológicas assim o exijam, está previsto um plano B para a realização da Tarde Cultural, que se realizará no São Brás Cineteatro Jaime Passos Pinto.

Foto: Daniel Pina