O Município de Tavira, em colaboração com a Rede de Bibliotecas de Tavira, assinala a 18.ª Semana da Leitura, que decorre de 17 a 23 de março em diversos espaços do concelho. Trata-se de uma iniciativa do Plano Nacional de Leitura que integra diversas ações de sensibilização para a importância do livro e da leitura, convidando agrupamentos/escolas das redes pública e privada a celebrar a leitura e o prazer de ler. Esta iniciativa conta igualmente com o contributo de diversos parceiros educativos, como associações, empresas e outras entidades, de forma levar a leitura para além dos espaços de ensino-aprendizagem formais, expandindo-a à esfera pública e coletiva e envolvendo a comunidade geral.
O programa contempla: «Galeria de autores», por via da qual, nos autocarros Sobe e Desce, são colocados excertos de textos literários subordinados a um determinado tema/autor, incidindo-se nesta edição sobre textos alusivos à liberdade, à democracia, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril; «Tavira a ler», com leitura de poemas e contos na Rádio Gilão, Ler para entre(Ter) e leitura encenada de poemas e contos e leitura em lares e/ou centros de dia pelos alunos que frequentam as bibliotecas escolares do concelho. No dia 17, às 16h, o «Ler, ouvir e contar» contempla a apresentação do espetáculo de animação de areia, narração e música «Fábulas de Fedro», na Biblioteca Municipal, para a comunidade em geral, com animação de areia a cargo de Pilar Puyana e dramaturgia e música por Fernando Guerreiro.
No dia 20 há um encontro com a autora Mariana Valente nas escolas de 1.º ciclo do concelho (durante a manhã e tarde) e, no dia 21, Dia Mundial da Poesia, em cada biblioteca da Rede de Bibliotecas de Tavira serão disponibilizados poemas para celebrar a leitura, a palavra, a criatividade e criação literária.