No dia 22 de março, a partir das 9h30, as Jornadas de História do Baixo Guadiana regressam ao Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António. Nesta segunda sessão da nona edição das jornadas, o programa abre com a conferência do historiador algarvio Fernando Pessanha, intitulada «A pirataria nas imediações do Guadiana: da Idade Média ao ocaso da Idade Moderna», seguindo-se a conferência «A Arquitectura defensiva na foz do Guadiana: Vila Real de Santo António, Ayamonte e Castro Marim», a cargo de María Martin Ríos, da Universidade de Sevilha. Na parte da tarde, o programa continua com a travessia em barco para Ayamonte e com a visita à Casa Grande da Cultura, onde o arqueólogo Benjamín Cabaco irá expor alguns materiais arqueológicos provenientes das escavações levadas a cabo ao longo dos últimos anos.

As Jornadas de História do Baixo Guadiana, que no presente ano de 2024 assinalam uma década de existência, já ofereceram meia centena de conferências ministradas por investigadores, docentes universitários, técnicos do património e editores portugueses e espanhóis, para além de mais de 25 visitas guiadas a sítios de interesse histórico e patrimonial e a publicação de um livro de atas, que recolhe algumas das conferências ministradas. Inseridas na programação cultural da Eurocidade do Guadiana, são organizadas pelo Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes / Câmara Municipal de Vila Real de Santo António.

A participação nas Jornadas é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia através do e-mail arquivomunicipal@cm-vrsa.pt ou telefone 281 510 260.