O Salão Nobre da Câmara Municipal de Albufeira assistiu, no dia 9 de abril, à apresentação da Estratégia de Desenvolvimento, Promoção e Captação de Novos Turistas para Albufeira, um trabalho realizado pelo IPDT – Instituto de Planeamento e Desenvolvimento do Turismo para ajudar a que Albufeira se consolide como o melhor destino de «Sol e Mar» de Portugal. A estratégia resulta de um trabalho apurado de análise do território, das dinâmicas do mercado turístico, dos desafios e oportunidades atuais e futuras, bem como de um extenso processo de auscultação dos atores do destino, nomeadamente, agentes económicos, comunidade local, operadores turísticos internacionais, associações e entidades do sector.
“A atividade turística deve ser diversificada no tempo para atenuar a sazonalidade, que, felizmente, está menos vincada, mas também do próprio produto turístico, com mais realidades e experiências disponíveis para quem nos visita. É um trabalho que deve ser feito por todos e estes documentos não estão fechados, há espaço para adaptações consoante o mundo vai evoluindo”, referiu, no início da sessão, José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Com 44 mil habitantes e uma localização estratégica no Algarve, a cerca de 30 minutos do Aeroporto de Faro, Albufeira é um destino turístico de «Sol e Mar», único, experiente, com mais de 60 anos de história. Reconhecida a nível mundial, Albufeira concentra a maior oferta premium do Algarve, e registou, em 2023, 7.78 milhões de dormidas que geraram 486 milhões de euros de proveitos totais.

(...)

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina