A Grande Mostra dos Vinhos de Portugal é uma organização do Município de Albufeira em parceria com a Confraria Bacchus de Albufeira e com o apoio da Comissão Vitivinícola do Algarve, da Região de Turismo do Algarve, da APAL – Agência de Promoção de Albufeira e da Federação das Confrarias Báquicas de Portugal, que pretende promover os melhores vinhos nacionais e as produções vinícolas de destaque de várias regiões do país. O certame levou cerca de uma centena de expositores ao EMA – Espaço Multiusos de Albufeira, de 12 a 14 de abril, sendo considerado uma das mais conceituadas e reconhecidas mostras de vinhos portugueses.


Ao longo dos três dias do evento, os participantes experimentaram mais de 700 referências de vinhos nacionais e assistiram a demostrações gastronómicas e degustações de queijos, enchidos e doçaria regional. “Um dos segredos do sucesso da Grande Mostra dos Vinhos de Portugal é a possibilidade de proporcionar aos visitantes a degustação dos sabores cada vez mais apreciados dos vinhos portugueses. O enoturismo é já uma das fortes apostas da região e do Município de Albufeira, uma vez que tem uma forte influência no desenvolvimento económico, enquanto se preservam as tradições e a cultura local”, frisou José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

Na sua 13.ª edição, a Mostra voltou a incluir o Concurso de Vinhos de Portugal, iniciativa que atingiu a sua nona edição e cujas provas se realizaram nos dias 6 e 7 de abril, tendo os prémios sido atribuídos no jantar oficial que aconteceu, no dia 12 de abril, no Nau Salgados São Rafael, evento que coincidiu com a comemoração do 17.º aniversário da Confraria Bacchus de Albufeira. Participaram no concurso 120 vinhos, tendo sido atribuídas 30 medalhas: 4 de Excelência, 15 de Ouro e 11 de Prata. Os produtores algarvios tiveram uma prestação muito positiva, com um total de 10 distinções, números que confirmam a franca evolução do setor em toda a região, assim como a qualidade crescente dos néctares algarvios.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Veja a reportagem completa em: