No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril, o Município de Aljezur deu início a um conjunto de atividades culturais e de lazer para celebrar os valores da revolução.

Desafiada pelo Município, a artista aljezurense Soraia Regino Rodrigues inspirou-se na efeméride e desenhou o logótipo comemorativo, criando uma original identidade visual que vai acompanhar todos os materiais de divulgação das comemorações a decorrer ao longo dos meses de abril e maio. Sob a premissa «E se fizéssemos tudo outra vez», a Câmara Municipal de Aljezur lançou igualmente o repto à cooperativa Lavrar o Mar para organizar um evento alusivo à data. Nasceu assim um espetáculo de teatro, dança e música, que contará com a participação da população aljezurense, e que será apresentado em três momentos, ao longo de 24 horas: o jantar revolucionário, no Grupo Desportivo Odeceixense, na noite de 24 de abril; a performance «Palavras e Pensamentos Revolucionários», na manhã do dia 25 de abril, no Castelo de Aljezur; e «A festa revolucionária», na tarde do dia 25, no Largo Primeiro de Maio, com a apresentação de uma «Assembleia Popular Revolucionária» e a exibição de «Danças e Músicas Revolucionárias». Eurico Silva vai animar a festa com um concerto especialmente dedicado às canções de Zeca Afonso.

No dia 25 de abril, a cerimónia protocolar vai decorrer junto aos Paços do Concelho, com discursos para reforçar os nossos ideais democráticos, os valores de Abril e destacar algumas das principais conquistas da Revolução dos Cravos. Realce ainda para a Marcha Passeio, Torneio de Petanca e sueca e Arraial Popular no dia 27 de abril, bem como para a conferência «O 25 de Abril e a Liberdade», organizada da Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur.

Em maio, as comemorações prosseguem com muita música pelo concelho e ao longo de todo o ano poderão visitar, em diversos pontos do concelho, a exposição «E se fizéssemos tudo outra vez?».