De Lagos para Portimão, os «Almatriz» esgotaram, no dia 11 de abril, o Pequeno Auditório do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão em mais um Choque Frontal ao Vivo, programa radiofónico da AlvorFM da responsabilidade de Ricardo Coelho e Júlio Ferreira.

A banda algarvia lançou o seu álbum de estreia «Procura» no final de setembro de 2023, um trabalho composto por 10 canções que convidam a uma viagem pela música popular contemporânea portuguesa, com influências do mundo lusófono, da música erudita e do fado, mas apresentando uma nova perspetiva e conceito sonoro, num presente em que vinga a experimentação e cruzamento de géneros. Do som mais alegre e dançável do single «Acordar», passando pela balada «Dois Mundos», por uma toada mais épica em «Peso de uma Nação» ou a introspeção de «Só», o coletivo vai avançando numa procura da musicalidade portuguesa que complementa a alma do fado com a matriz cultural da lusofonia, e tudo isso encantou o público deste Choque Frontal ao Vivo.

Os Almatriz nasceram em 2019, por iniciativa de João Correia (guitarra portuguesa) e Nuno Encarnação (baixo), a quem se juntou posteriormente a guitarrista clássica Beatriz Paulo, tendo sido gravado um primeiro EP nesse mesmo ano. Em 2020 chegou Maria Infante, que, com a força da sua voz e a sua alma alentejana, veio completar e personalizar os Almatriz, que realizaram a primeira apresentação pública, em Lagos, em outubro de 2020. Em 2021 iniciaram-se as gravações do álbum «Procura», coproduzido por Paulo Jorge Silva e pelos Almatriz, no estúdio «17hybrid». As gravações apenas ficaram completas em 2022, com a contribuição de Júnior Santos, baterista brasileiro radicado na Áustria, cujos ritmos ajudaram à fluência sonora do álbum e definiram a intenção das músicas.

Os próximos convidados do Choque Frontal ao Vivo são os Riding a Meteor, no dia 16 de maio.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Vera Lisa

Veja a reportagem completa em: