As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Silves celebram o nascimento da democracia portuguesa e apresentam uma oferta diversificada e abrangente que permitirá a todas as gerações vivenciar os valores de Abril. Silves será assim palco de um vasto programa de atividades entre os dias 19 e 30 de abril, que integra exposições, cinema, música, teatro de rua, entre tantas outras iniciativas.

A abrir a programação, o Município de Silves apresenta, na zona Ribeirinha, no dia 19 de abril, pelas 21h30, o Concerto «Amar o Abril» por Amaro, integrado nas comemorações do 23.º Aniversário de Elevação de Pêra a vila. No dia 21 de abril, às 15h30, vai decorrer na Fissul – Espaço de Feiras e Exposições, o Desfile Temático do 25 de Abril, com a participação dos utentes dos Polos de Educação ao Longo da Vida do Concelho. No dia 24 de abril será inaugurada a exposição «Cartazes do 25 de Abril», pelas 15h, no átrio dos Paços do Concelho. O concerto «Mar de Abril», pelo Grupo Mar de Fora, terá lugar às 21h, na Zona Ribeirinha. O programa deste dia culmina com o Concerto Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril, com Ana Bacalhau, às 22h30, seguido de um espetáculo de fogo-de artifício, às 24h, no mesmo local.

O dia 25 de abril abre com a habitual arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, às 9h, em Silves, seguida da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 50.º Aniversário do 25 de Abril de 1974, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, às 10h. O Teatro de Rua TRANS(H)UMÂNCIA terá lugar às 12h, pelas Ruas da Cidade. A Zona Ribeirinha da cidade também vai ser palco de inúmeras iniciativas, a partir das 15h, com as famílias e os mais novos a poderem usufruir das atividades e jogos de «Abril em Família», uma festa do Dia da Liberdade que promete trazer muita diversão e alegria. Os entusiastas de carros clássicos podem igualmente visitar a exposição de Carros Clássicos Modelos de 1974, a partir das 15h. O dia termina com o concerto «Génese», por Boémia, às 21h.

A exposição de fotografia «Um olhar sobre a memória» de Mário Varela Gomes é inaugurada no dia 26 de abril, pelas 18h, na Biblioteca Municipal de Silves e o Teatro Mascarenhas Gregório recebe, no mesmo dia, às 21h30, a peça «O País de Abril», por Loucomotiva Teatro Aveiro, para maiores de 12 anos. O dia 28 de abril será marcado pela atividade física e pela fotografia com a marcha corrida com batida fotográfica «Abril em Flor», um percurso pelo concelho de Silves, com partida às 9h30, do Vale da Lama. O programa mensal das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril encerra, no dia 30 de abril, com a apresentação do livro «Café Kanimanbo» de Fernando Ribeiro, na Biblioteca Municipal de Silves, pelas 21h.