Integrado nas comemorações dos 50 Anos do 25 Abril, o Auditório Carlos do Carmo, em Lagoa, recebe o concerto da Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, no dia 27 de abril, pelas 21h.

A Banda de Música da Força Aérea foi criada pelo Dec.-Lei Nº 41 492 de 31-12-57, ficando dependente da então Secretaria de Estado da Aeronáutica. Posteriormente, e através de diversos diplomas, foi a Banda colocada na dependência direta do Estado-Maior da Força Aérea. Mais tarde, tendo sido alargado o seu quadro orgânico, foi considerada como um órgão titular de Coronel Aeronáutico, distintivo privativo da Força Aérea que com ele caracteriza todas as suas Unidades. No seu Brasão de Armas ostenta como divisa «Servindo com engenho e arte».

Ao longo da sua existência, vários concertos comprovam o nível eminentemente solístico, artístico e técnico dos Instrumentistas e a dignidade da direção dos seus Maestros. Foi seu primeiro chefe o Capitão Joaquim Cordeiro, sucedendo-lhe no cargo o Major Silvério Campos, o Major Aurélio Pinho, o Major Mário Marques, o Capitão Agostinho Caineta, o Tenente-Coronel João Silva e o Tenente-Coronel Élio Murcho que, cumulativamente, foram Superintendentes da Banda e das Fanfarras. Foi ainda Chefe da Banda, até abril de 2012, o Capitão José Serra. Atualmente o Maestro titular é o Tenente-Coronel António Rosado assistido pelo Maestro Capitão Rui Silva.

Constituída na sua maioria por executantes de primeiro plano, a Banda corresponde às inúmeras solicitações que lhe são dirigidas para atuações de diversa índole. Para além das missões de natureza marcadamente militar (Guardas de Honra, Paradas e outras), muitos êxitos tem obtido, interpretando obras de autores mundialmente consagrados, em concertos do mais alto nível, no Continente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira e ainda no Estrangeiro em representação nacional, na Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Luxemburgo. Nas suas deslocações pelo País e estrangeiro, tem a Banda contribuído como elemento cultural para o enriquecimento de todo o meio musical português, prestigiando a Força Aérea, as Forças Armadas e Portugal.

Pela forma exemplar e altamente profissional como os seus elementos têm cumprido as missões atribuídas, desde que foi criada, foi a Banda condecorada, em 1997, com a Medalha de Ouro de Serviços Distintos e, mais recentemente, em 2023, com o Título de Membro-Honorário da Ordem Militar Sant’Iago da Espada pelas mãos de Sua Excelência o Presidente da República Comandante Supremo das Forças Armadas Portuguesa Professor Marcelo Rebelo de Sousa.