Poucos são os pilotos que contam no seu palmarés uma vitória na sua corrida de estreia e, após ter vencido, no dia 14 de abril, em Barcelona, no arranque do European Le Mans Series 2024, Bernardo Pinheiro faz parte dessa restrita lista, num dia em que não apenas venceu entre os LMP3 mas ajudou de forma decisiva à vitória e primeiro pódio do Team Virage na categoria. Dividindo o volante do Ligier com o número 8 com Gillian Henrion e Julien Gerbi, o piloto de Portimão iniciou a corrida na segunda posição, mas, depois de um fantástico trabalho de equipa, foi na primeira posição que cruzou a linha de meta após quatro horas de corrida onde o trio de pilotos realizou um total de 131 voltas e fechou o duelo catalão com oito segundos de vantagem para os segundos classificados.


Responsável pelo segundo turno de condução, o mais jovem do trio – 20 anos cumpridos no passado mês – mostrou a excelência da sua pilotagem ao assumir o volante do 8 com um segundo de vantagem, que transformou em 27 segundos de margem para os adversários quando deixou o cockpit, uma diferença que se revelou decisiva para a obtenção da vitória. “Fizemos uma corrida perfeita, sem erros, sem exageros e onde parámos apenas para as três paragens que tínhamos previsto. Foi um dia fantástico e, se me dissessem a meio da semana que podíamos deixar Barcelona na frente do campeonato e vencer a abrir a época, acho que me teria rido, mas a realidade é que vencemos”, comenta o jovem algarvio que aos 20 anos de idade continua a espalhar magia e maturidade no paddock do ELMS.

Com esta vitória, o Team Virage assume o comando do campeonato que prossegue, no dia 5 de maio, no traçado gaulês de Le Castellet e onde o objetivo será naturalmente vencer de novo. “Agora tudo muda, podemos e sabemos vencer”, reforça o piloto do Autódromo Internacional do Algarve, que a 19 de outubro acolhe a derradeira ronda do campeonato.