«BullDog», a última criação original da companhia Colectivo JAT – JANELA ABERTA TEATRO, vai ser apresentada no dia 12 de abril, no auditório do Palácio de Congressos do Algarve, em duas sessões. Às 14h terá lugar uma sessão para público escolar já esgotada por 1.500 alunos dos agrupamentos de escolas de Albufeira e, às 21h, terá lugar a segunda sessão, para público geral, ainda com lugares disponíveis.


A produção contém uma importante mensagem pedagógica e social sobre a prática do bullying e as suas causas e consequências na vida individual e coletiva. Ao utilizar a máscara e a linguagem do teatro físico, sem recurso ao uso da palavra, esta obra torna-se de compreensão universal, acessível a todos os públicos independentemente de idade, nacionalidade, cultura ou idioma. “A utilização de máscaras, neste espetáculo, abarca vários propósitos, artísticos e estéticos, mas também pretende ressaltar duas ideias simbólicas: a de que as situações de bullying são, em maioria, vividas em silêncio; e que, para sobreviver na sociedade contemporânea, o ser humano é, muitas vezes, levado a usar máscaras sociais”, explicam Diana Bernedo e Miguel Martins Pessoa, diretores artísticos e encenadores da obra.

Esta é uma criação de grande elegância, exigência física e precisão que, de forma poética e simbólica, aborda temas sociais e humanos, como o bullying, a amizade, o amor e a família. Uma trepidante viagem, através da vida das personagens, que transporta o espectador até à sua juventude. Depois de andar em digressão internacional no ano transato, chega agora ao Palácio de Congressos do Algarve, em Albufeira, um dos maiores auditórios da península ibérica, permitindo que um número significativo de público possa assistir a este espetáculo.

As apresentações do dia 12 de abril são promovidas pela JuvAlbuhera e CPCJ Albufeira – Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, em parceria com a Câmara Municipal de Albufeira e o NAU Salgados Palace. A entrada é gratuita para menores de 18 anos e custa 5 euros para maiores de 18 anos. Parte da verba da bilheteira reverterá a favor da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve. Os ingressos para a sessão das 21h podem ser reservados através de juventudealbuhera@gmail.com ou 919 669 986, ou adquiridos diretamente no local e dia do espetáculo a partir das 19h30.

Foto: Daniel Pina