O filme biográfico «O Jovem Cunhal», de João Botelho, será exibido no dia 12 de abril, pelas 21h, na Sociedade de Instrução e Recreio de São Marcos da Serra. A iniciativa, promovida pelo Município de Silves, integra o ciclo de cinema «Filmes que contam Abril», dinamizado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril «Abril Presente, Liberdade Sempre». A entrada é livre.

Neste documentário é apresentada a visão de Jorge Botelho sobre a vida de Álvaro Cunhal, desde a sua juventude, relatando o percurso daquele que é uma das figuras mais emblemáticas da cena política portuguesa; partindo dos escritos e das palavras do próprio, com a reconstituição de algumas cenas da vida desta figura política que marcou o século XX português. Gonçalo Norton, Margarida Vila-Nova, João Pedro Vaz, Alexandra Sargento, Luís Lima Barreto, João Barbosa, Hugo Mestre Amaro e Gustavo Vargas são alguns dos nomes que fazem parte do elenco.

Esta é a segunda sessão de cinema integrada neste ciclo de cinema cujo formato pretende ser descentralizado por todas as freguesias do concelho de Silves, no sentido de explorar, junto dos munícipes e demais público interessado, a temática «25 de Abril, ditadura antes e depois e revolução» através de diversos registos cinematográficos.