No âmbito das comemorações do cinquentenário da Revolução dos Cravos, terá lugar, no dia 26 de abril, a apresentação do livro «Ácido», de Luís Filipe Sarmento, em sessão marcada para as 21h no Clube União Portimonense. Em «Ácido», o seu mais recente livro, Luís Filipe Sarmento encerra uma sucessão de imagens, quer atirando palavras com violência e insolência, quer depositando-as com ternura e parcimónia, criando uma tensão sensorial que transforma o leitor numa caixa de ressonância e num feroz porta-voz de uma geração que conheceu a Liberdade com o 25 de Abril de 1974.

A apresentação da obra, que contará com a presença do escritor, estará a cargo de João Ventura, cabendo a Hugo Teixeira (voz) e Paulo Segurado (teclas) a interpretação de apontamentos musicais de Jim Morrison. A iniciativa insere-se no projeto «A Biblioteca Fora de Si» e é promovida pela Câmara Municipal de Portimão, em parceria com a coletividade anfitriã e a editora The Poets and Dragons Society.

Nascido em Lisboa a 12 de outubro de 1956, numa época em que a liberdade era quase considerada tão perigosa quanto um elefante solto numa loja de porcelana, Luís Filipe Sarmento estudou Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Jornalista, tradutor e cineasta, decidiu ser escritor e pensador. Através da sua obra, traduzida em mais de 17 idiomas, procura incessantemente, e sem restrições, a utopia de uma humanidade plena, o que lhe valeu diversas distinções nos últimos anos: 2021 – Prémio Internacional Balsa de Piedra, Prémio Internacional Águila de Oro, Prémio Literário Ulisses e Prémio Internacional César Vallejo; 2022 – Prémio Internacional Cesar Vallejo; 2023 – Prémio Literário Clarice Lispector.